BannerNacional

Revista Focus Brasil nº10 aborda a chacina do Jacarezinho

A revista ainda atualiza as informações sobre a CPI da Covid e publica os principais trechos da entrevista que o ex-presidente Lula à emissora estadunidense PBS

A Edição nº 10 da revista Focus Brasil (para acessar clique aqui) apresenta diferentes leituras e perspectivas sobre a chacina na favela do Jacarezinho, no Rio de Janeiro. A entrevista da semana é com a professora da Universidade Federal Fluminense e especialista em segurança pública, Jacqueline Muniz. A professora que já foi diretora da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro critica a operação que classificou como “uma verdadeira lambança” e analisa quais os problemas do sistema de segurança.

Juliana Borges, consultora do eixo “violência” do projeto Reconexão Periferias publica artigo em que analisa a operação e aponta que se trata de mais uma chacina no Brasil, algo que vem se tornando permanente. Já o ex-ministro da Igualdade Racial, Eloi Ferreira de Araújo apresenta um paralelo entre a chacina no Jacarezinho e a abolição da escravidão. A filósofa, escritora e professora universitária, Márcia Tiburi, analisa a ascensão de grupos de extermínio ao poder a partir da chacina no Rio de Janeiro. O líder do PT na Câmara também publica artigo sobre a chacina.

A 10ª edição da revista ainda atualiza as informações sobre a CPI da Covid e publica os principais trechos da entrevista que o ex-presidente Lula concedeu à emissora estadunidense PBS. A revista também aborda o esquema do “tratoraço” denunciado pelo jornal O Estado de S. Paulo.

As perdas que o povo brasileiro vem sofrendo desde o golpe de 2016 também é tema de artigos nesta edição, continuando as análises publicadas já na edição nº 9. Também partindo do golpe de 2016, o Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas de Saúde da Fundação Perseu Abramo publica análise sobre o quanto o sistema público de saúde regrediu e como isso afeta o enfrentamento à pandemia. A 10ª edição da revista publica artigo que analisa o sofrimento do povo palestino diante da violência israelense, e ainda apresenta artigo que o ex-jogador de futebol Raí publicou no jornal francês Le Monde sobre o momento enfrentado pelo Brasil.

Da Fundação Perseu Abramo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo