Distrito FederalGeralHomeSem categoria

Setorial PcD do Partido dos Trabalhadores do Distrito Federal repudia fala de Ibaneis

Governador Ibaneis Rocha (MDB) usou a expressão “doidinhos melhores” em discurso no Hospital de Base

O Setorial PcD do Partido dos Trabalhadores do Distrito Federal (PcD-DF), que atua ativamente contra qualquer tipo de discriminação às pessoas com deficiência e na luta antimanicomial, REPUDIA veementemente a fala discriminatória do governador Ibaneis Rocha (MDB), que usou a expressão “doidinhos melhores” em discurso no Hospital de Base. O governo de Ibaneis, já conhecido por envolvimento em atos criminosos, como apaziguamento das posturas absurdas em relação ao Coronavírus por parte do ex-presidente Bolsonaro e irresponsabilidade, em relação ao não policiamento adequado nos atos terroristas do dia 8 (oito) de janeiro, novamente falha como líder, atribuindo a indivíduos que já sofrem ataques constantes, um estigma que os desloca da sociedade.

Ainda em completo desamparo pela sociedade, o Movimento da Luta Antimanicomial combate a ideia de que as pessoas fiquem isoladas da sociedade e quando Ibaneis afirma: “Minha mãe me trazia e eu ficava brincando com os doidinhos melhores”, além de estigmatizar, ele reafirma que há doidinhos que não cabem na medida justa que é a considerada sociedade típica. Os doidinhos piores não eram suficientemente bons para brincar contigo, Ibaneis? E ainda depois ele complementa, dizendo: “Deve ser por isso que peguei essa loucura…” onde emenda um “de trabalhar demais pela população” meio sem jeito, tentando consertar a fala.

O Partido dos Trabalhadores, reconhecido mundialmente por abraçar as causas sociais mais importantes, atualmente pela representação máxima do excelentíssimo presidente Lula, luta em defesa da reforma psiquiátrica antimanicomial. No dia 20 de janeiro, o governo federal publicou no Diário Oficial o Decreto nº 11.392, organizando a estrutura onde detalha a criação do Departamento de Apoio às Comunidades Terapêuticas, no âmbito do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Um importante marco nessa direção.

Um governo verdadeiramente DEMOCRÁTICO, abraça a todos, o que não parece ser o caso de Ibaneis Rocha, que mais de uma vez fez declarações absurdas e polêmicas. Um ABSURDO sem tamanho que contrasta e muito com nosso presidente Lula. Destaca-se o fato de que, na ocasião, os membros de sua equipe riram em zombaria de suas palavras.

Esperamos que as medidas judiciais adequadas sejam tomadas em relação a esta fala criminosa. Não toleraremos ataques à população neurodivergente, não toleraremos preconceitos de qualquer espécie.

O Setorial PcD do DF reafirma o seu compromisso com a GESTÃO DEMOCRÁTICA E SE SOLIDARIZA com a angústia daqueles que sofreram pelas ofensas cometidas.  Falas capacitistas como as proferidas por Ibaneis  devem ser combatidas veementemente. Governador , mais respeito à  comunidade  neurodiversa!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo