Distrito Federal

Sobradinho e Taguatinga lideram taxa de mortalidade por Covid-19 no DF; veja lista

Dados são da Codeplan. Segundo levantamento, em Sobradinho, média é de 523 óbitos a cada 100 mil habitantes; em Taguatinga, são 384

Sobradinho e Taguatinga são as regiões do Distrito Federal que possuem a maior taxa de mortalidade por Covid-19. Em Sobradinho, a média é de 523 mortes a cada 100 mil habitantes. Já em Taguatinga, o índice é de 384 vítimas na mesma comparação.

O dados fazem parte de um levantamento da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), divulgado na terça-feira (11). Segundo o estudo, a região da Fercal é a que possui a menor taxa de mortalidade: 52 mortes a cada 100 mil habitantes. O Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) não tem população residencial.

Confira o ranking abaixo:

Taxa de mortalidade por Covid-19, por região do DF. — Foto: Codeplan/Reprodução

Taxa de mortalidade por Covid-19, por região do DF. — Foto: Codeplan/Reprodução

Segundo especialistas, comparações que consideram a população são importantes para estudar a evolução e a distribuição da doença. No entanto, afirmam que, durante a pandemia, vários fatores precisam ser levados em conta ao fazer tal cálculo, como o estágio da doença, o tamanho e o perfil etário da população e o nível de testagem, entre outros.

Os dados mais recentes da Pesquisa Distrital de Amostra por Domicílio (Pdad), referentes a 2018, apontam que Sobradinho tem 60.077 habitantes. A média de idade é de 35,5 anos.

Já em Taguatinga, o levantamento aponta que a população é de 205.670 pessoas, com média de idade de 36,2 anos.

Taxa de letalidade

Já com relação à taxa de letalidade, que avalia o índice de mortes entre pessoas infectadas, a situação é diferente. Segundo a análise da Codeplan, Sol Nascente/Pôr do Sol é a região com os maiores números, com taxa de 4,52%. Ou seja, de acordo com o levantamento, a cada 20 infectados, um morre.

Em seguida, aparecem Planaltina, CeilândiaBrazlândia e Recanto das Emas (veja abaixo). Todas elas são classificadas como regiões de média-baixa renda ou baixa renda pela Codeplan.

Taxa de letalidade por Covid-19, por região do DF — Foto: Codeplan/Reprodução

Taxa de letalidade por Covid-19, por região do DF — Foto: Codeplan/Reprodução

Já nas últimas colocações, estão Sudoeste/Octogonal, Águas Claras, Jardim Botânico, Lago Sul e Fercal. Com exceção dessa última, todas as essas regiões são consideradas de renda alta ou média-alta.

Águas Claras consegue manter uma baixa taxa de letalidade, apesar de ser a quinta região com maior número de casos na capital. Um a cada cem infectados na região não resiste à doença.

G1 DF

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo