BannerDistrito FederalJuventudeResoluções do PT

Jovens elegem Vitor Zaupa para a Secretaria de Juventude do PT

A juventude do Partido dos Trabalhadores tem o dever e as condições materiais para uma guinada nas lutas populares brasileiras. A formação de quadros jovens oxigena as discussões e debates, processo esse que, historicamente, fez parte da formação do Partido”, avalia o secretário

Durante o 5°Congresso da Juventude do PT – Etapa Regional – realizado nos dias 3, 4 e 5 de dezembro, a militância jovem do PT no Distrito Federal elegeu, por aclamação,  o companheiro Vitor Zaupa para coordenação dos trabalhos nos próximos quatro anos. Com 32 votos, a chapa  “Vou à luta com a JPT: Por uma Juventude Trabalhadora no Poder!”, garante 7 delegados para o Encontro Nacional. 

Vitor Zaupa tem 25 anos, é biomédico e designer gráfico, secretário de Comunicação da Zonal Núcleo Bandeirante e Park Way e colaborador de primeira hora do PT DF e PT Brasília.

Foi deliberada na Etapa Macrorregional que as eleições de secretários de juventude nas Zonais do partido no DF serão realizadas em 2022.

Com a vitalidade e a esperança típicas da juventude, Vitor Zaupa fala sobre os principais destaques da tese aprovada pelo colegiado, faz uma análise da atual situação política no país e da importância da participação dos jovens na elaboração das propostas de governo do PT.

Conjuntura Nacional    

Para o novo secretário da juventude petista do DF,  atual conjuntura política no país revela que, cada vez mais, é necessária uma organização de massas, que norteie a juventude para o combate ao neoliberalismo e ao bolsonarismo. “É preciso a construção de um governo que pense e coloque a classe trabalhadora no centro do debate político novamente e que apresente perspectivas para a juventude”, diz ele.

Quadros jovens para garantir o presente e o futuro do PT

Vitor ressalta que é imprescindível que a juventude esteja no centro do debate político, tanto no partido, como nos movimentos sociais e de base, sindicatos e demais espaços de luta e afirmação. “O presente e o futuro do país passam por essa organização e a Juventude do Partido dos Trabalhadores tem o dever e as condições materiais para tal guinada das lutas populares brasileiras. A formação de quadros jovens oxigena as discussões e debates, processo esse que, historicamente, fez parte da formação do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras.”

E continua: “Quadros jovens têm muito a contribuir para o debate e construção partidária. Por isso, é necessária uma visão realmente de formação e de espaço para estes quadros para além do cumprimento para disputas internas. Só assim formaremos novas lideranças,  que assumirão com qualidade no presente e no futuro as tarefas de direção partidária, em movimentos sociais e em cargos eletivos”.

Tarefas para 2022 e Juventude por Lula Presidente

Também para os jovens do PT DF, conforme explica Vitor Zaupa, o próximo pleito eleitoral será um definidor da democracia brasileira e, consequentemente, para a eleição de um projeto popular, que coloque novamente a classe trabalhadora no centro do debate político. Para isso, é importante a derrota do neoliberalismo de Jair Bolsonaro e de Paulo. E é preciso derrotar a autointitulada “terceira via”, que não só defende o mesmo projeto do bolsonarismo, mas vota e aprova todas as pautas do governo.

No DF, Vitor defende que uma candidatura petista ao governo deve servir como ponto de apoio no combate pela preservação dos direitos que Bolsonaro e Ibaneis atacam. “Temos plenas condições de apresentar um projeto político que se contraponha ao de ibaneis, valorizando os serviços públicos, com geração de empregos, especialmente para a juventude. Também precisamos de uma bancada forte no Congresso para aprovar as medidas que interessam aos trabalhadores”, pontua.

Descentralizar a Educação Superior do Plano Piloto

A Universidade do Distrito Federal (UniDF) é uma luta do Movimento Estudantil do DF há anos, espaço onde a JPT sempre esteve inserida. O projeto para implementação da UniDF foi aprovado em 2021, mas a primeira proposta é de alocação no Lago Norte, local onde 70% da população possui formação no ensino superior.

Essa proposta, de acordo com o secretário, dificulta o acesso à educação pública de jovens moradores da periferia e deve ser uma luta contínua da juventude petista no DF. A descentralização do Plano Piloto é uma reivindicação antiga, há campus da Universidade de Brasília em Ceilândia, no Gama e em Planaltina. Eles partem da premissa de descentralização, mas não oferecem a mesma gama de cursos que o campus Darcy Ribeiro, localizado no Plano Piloto, oferece. “O ideal para o primeiro campus da UnDF seria localizá-lo no Centro Administrativo de Taguatinga, espaço há anos sem uso e que ajudaria em parte a descentralização do Plano Piloto”, avalia Vitor Zaupa.

O local, segundo ele, possibilitaria a locação de diversos cursos das mais variadas áreas de conhecimento, favorecendo que os futuros campus sigam a mesma lógica, “facilitando aos jovens do Distrito Federal o acesso à educação pública, gratuita e de qualidade”, pontua.

Coletivo Eleito

Amanda Mariana de Moraes Alves, Mateus Da Silva Rodrigues, Lucas Leonam Lima da Silva , Luenda Cardoso da Silva, Vinicius Lara Carvalho, Beatriz Lara Carvalho, Munir Walid Bahjat Naser, Beatriz Lacerda Félix, Lucas Batista dos Reis, Viviane da Silva Ferreira,  Fernanda Evangelista Bandeira de Melo, Igor Rodrigues Gonçalves.                        

Suplentes

Rayssa Cavalcante de Matos, Gabriel da Silva Pinheiro, Gabriela Olímpio de Assis, Denise Santos Soares, Hebert Carvalho, Amanda Leal da Silva, Jefferson Ferreira Soares Pinheiro, Gabriel Barros Braga, Isla Ferreira Vilas Boas.

PT DF


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo