Ações ParlamentaresBannerHomeMulheres

Parlamentares petistas tomam posse na Câmara: conheça Erika Kokay, a representante do DF

A posse dos parlamentares eleitos em 2022 para atuar no Congresso acontecerá hoje, 1º de fevereiro. Entre os 513 deputados e 27 senadores que tomarão posse, estão 69 petistas de todas as unidades da federação.

Reeleita com 145.786 votos – 9,06% dos votos válidos no Distrito Federal – está Erika Kokay, representando a população pelo quarto mandato. Nascida em Fortaleza (CE), Erika é bancária e possui uma longa história de luta em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras. São cerca de 45 anos na militância, desde o movimento estudantil até a atividade parlamentar, passando pelo movimento sindical dos bancários e bancárias, que a elegeu a primeira presidenta do Sindicato dos Bancários do Distrito Federal.

Erika se destaca por se dividir em duas frentes de atuação, a nacional, em que debate e propõe ações que mudam a vida de todos os brasileiros e brasileiras e a local, na qual se desdobra para atender demandas de todas as regiões administrativas. Além dos trabalhadores, a deputada também é conhecida por lutar pelo direito das pessoas mais vulneráveis, pela situação econômica ou pela condição social.

Agora é que são elas

A deputada eleita pelo DF se soma à outras 18 deputadas petistas eleitas por outros estados – Gleisi Hoffmann (PR), Ivoneide Souza Caetano (BA), Luizianne Lins (CE), Jackeline Oliveira Rocha (ES), Adriana Accorsi (GO), Ana Cristina de Lima Pimentel (MG), Dandara Tonantzin (MG), Camila Jara (MS),  Dilvanda Furtado Faro (PA), Rejane Dias (PI), Carol Dartora (PR), Benedita da Silva (RJ), Natália Bonavides (RN), Denise Pessoa (RS), Maria do Rosário (RS), Reginete Bispo (RS), Ana Paula Lima (SC) e Juliana Cardoso (SP). No Senado Federal a bancada de mulheres do PT tmbém estará presente com Teresa Leitão (PE), a primeira mulher a representar o estado na casa legislativa.

Desafios na Câmara

Segundo o PT nacional, o papel dos deputados e senadores petistas será fundamental para garantir a governabilidade de Lula no terceiro mandato. “As bancadas do PT no Senado e na Câmara, juntamente com os partidos aliados, têm pela frente o desafio de aprovar as propostas necessárias para atender aos interesses da população, de acordo com as prioridades alinhadas com o governo Lula”, afirmou o partido em nota.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo