BannerNoticia

Focus Brasil #9 aborda os 5 anos do golpe de Estado no Brasil

A 9ª edição da revista Focus Brasil (acesse clicando aqui) aborda os prejuízos que o Brasil vem sofrendo nesses últimos 5 anos, desde o golpe de Estado que interrompeu o mandato de Dilma Rousseff. A ex-presidenta publica um artigo em que apresenta sua visão sobre o golpe e como ele abre espaço para a aliança neoliberal e fascista que ocupou o poder no Brasil.

A entrevista da semana é com a ex-ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Fora do governo desde o golpe de 2016, ela atua na Organização das Nações Unidas e está à frente de debates sobre o futuro da vida no planeta, como economia, ciência, saúde e a política devem convergir para que o mundo não se torne muito mais desigual e que seja possível viver com mais qualidade. Izabella Teixeira analisa a fraca participação de Jair Bolsonaro na Cúpula do Clima organizada pelo presidente dos Estados Unidos e explica como o sistema de gestão do meio ambiente está sendo desestruturado no Brasil.

A revista Focus Brasil desta semana também publica reportagem sobre a viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Brasília para dialogar com diferentes atores da política nacional. Além disso, a edição trata da CPI da Covid, dos esforços de governadores para tentar impedir que Jair Bolsonaro provoque uma crise diplomática com a China e atrapalhe a chegada de mais vacinas no Brasil e da abertura dos Estados Unidos para debater a quebra de patentes das vacinas.

ação policial na favela do Jacarezinho, feita mesmo diante da decisão do Supremo Tribunal Federal proibindo operações de incursão em comunidades, está nesta edição, em matéria que mostra a denúncia do PT da ilegalidade na decisão da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro.

revolta contra as reformas neoliberais na Colômbia é abordada por uma reportagem que está acompanhada de entrevista com o ex-presidente Ernesto Samper. A revista ainda publica artigo de Camila Moreno sobre a luta da qual o Partido dos Trabalhadores faz parte para garantir comida no prato dos brasileiros. Já Givânia Maria da Silva e Bárbara Oliveira Souza tratam da luta por sobrevivência dos quilombos em meio à pandemia do coronavírus. Por fim, a revista traz artigo sobre os prejuízos causados pela não realização do Censo e apresenta ainda uma grande homenagem pelos 25 anos da Fundação Perseu Abramo, além de um artigo sobre o fim da Lei de Segurança Nacional.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo