Enfrentando o coronavírus

OMS aprova primeira vacina chinesa contra covid-19 para uso global

Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, anunciou nesta sexta-feira que a entidade deu a chancela para o uso global da vacina chinesa da Sinopharm. Trata-se da sexta vacina que ganha a aprovação da entidade e a esperança é de que isso amplie o abastecimento de doses, principalmente nos países em desenvolvimento.

Segundo ele, a vacina poderá ser usada para pessoas acima de 18 anos. Com a chancela, as doses chinesas poderão abastecer ações internacionais, como a aliança da Covax. A aprovação também facilita a importação de vacinas por parte de países mais pobres que sequer tem recursos para manter agências reguladoras.

De acordo com a OMS, a próxima a ser considerada será o produto da Sinovac, parceira do Instituto Butantan.

Tedros, porém, insiste que o mundo vive “uma crise crônica de vacinas” e a distribuição ainda é insuficiente. Para a OMS, a decisão do governo americano de apoiar a ideia de suspender patentes de vacinas é um “sinal de solidariedade”. “Não é uma uma decisão política fácil e pedimos que outros países sigam o exemplo”, afirmou.

Na avaliação do chefe da OMS, a atual crise é “sem precedentes” e, portanto, as “ações sem precedentes também precisam ser adotadas”. “Estamos batendo recorde em números de novos casos. Temos quase 100 mil mortes por semana. Se as flexibilidades na questão de patentes nos acordos da OMC não forem usadas agora, quando então?”, questionou. (…)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo