Sem categoria

E o fascismo venceu

Por Arlete Sampaio*

Ainda impactada pelos resultados da eleição dia 28 de outubro, começo a refletir sobre como tudo isso pode acontecer. Como um candidato tosco, com falas de apologia à violência, pode conquistar tantos votos? Significa mobilizar milhões de brasileiros para um voo no escuro, cujas consequências serão muito graves para o Brasil e para cada um de nós. Ao ouvir seu pronunciamento oficial tenho certeza que o texto foi preparado por algum assessor menos bruto. Liberdade, democracia, constituição… Palavras em seguida desmentidas pelas primeiras atitudes do novo Presidente. Preciso de alguns dias para digerir o alcance da campanha baseada em fake news, a omissão do Judiciário, a tutela antecipada dos militares.

Essas eleições não foram democráticas. Foram eleições viciadas por mentiras. Como um candidato que foge aos debates, que não sai às ruas, consegue manter-se na dianteira? Que aconteceu com os brasileiros e brasileiras? Como explicar o verde-amarelo em gente que não dá um pio diante da desnacionalização da economia, a entrega das nossas riquezas nas mãos de empresas estrangeiras, as ameaças à nossa soberania?

Haddad e Manuela cumpriram um grande e importante papel. Mesmo diante da irresponsável construção do antipetismo, milhões de brasileiros acorrem à campanha em defesa da democracia. Este é o terreno para a constituição de uma forte Frente Ampla pela Democracia, envolvendo a cidadania, partidos políticos e movimentos sociais. Importante a atuação do PCdoB, através da Manuela D’Ávila, e do PSOL, do Guilherme Boulos.

Enquanto digerimos tudo isso, vamos acompanhar os passos do governo que assumirá dia 1º de janeiro e, principalmente, vamos organizar nossa resistência ao que virá. Juntos somos fortes!

*Arlete Sampaio foi eleita Deputada Distrital pelo PT

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo