BannerNacional

APP iLula pode ser baixado nesta segunda (25)

Aplicativo terá lançamento às 19h com eventos em Fortaleza e Rio de Janeiro

Como foco em dialogar sobre os desafios, monopólios e oportunidades da Era Digital, o APP iLula mostrará de forma prática experiências tecnológicas. Sua própria concepção é feita em PWA (App’s progressivos). Diferente dos aplicativos tradicionais, que precisam ser baixados por uma loja, o APP iLula será baixado via link, que será divulgado nas redes sociais do Instituto Lula dia 25/04, a partir da zero hora.

APP iLula usa essa tecnologia PWA, que faz parte de um conjunto de processos de desenvolvimento de software livres. O APP iLula usa essa tecnologia, que é uma evolução híbrida entre as páginas de web (sites) e um aplicativo. O PWA combina recursos oferecidos pelos mais modernos navegadores, com as vantagens de uso de um celular.

Além de baixar o aplicativo, o usuário poderá acompanhar, com exclusividade, o lançamento, em eventos físicos (somente para convidados, em função da capacidade dos espaços) na sede do Instituto Banco Palmas, no Conjunto Palmeiras, em Fortaleza, e no Centro Afro Carioca de Cinema, na Lapa, no Rio de Janeiro.

Diferenciais da tecnologia do APP iLula:

Fácil acesso – Permite que os usuários “guardem” os aplicativos mais úteis em suas telas iniciais sem precisar acessar uma loja de aplicativos. O PWA não ocupa espaço e usa pouca memória do aparelho:

Progressivo: Qualquer usuário pode baixar, independente do navegador escolhido.

Responsivo: Pode ser usado em qualquer formato: desktop, celular, tablet ou o que for inventado a seguir.

Independente de conectividade – Pode ser acessado mesmo sem internet, pois trabalha off-line ou em redes de baixa qualidade.

Inovação:  Oferece o mesmo estilo (ícone na tela do celular )  e recursos dos apps tradicionais,  com interações e navegação.

Hi tech –  Atualizado nas mais modernas tecnologias livre;

Seguro – Tecnologia que evita invasões e garante que o conteúdo não seja adulterado;

Busca rápida – Seguindo manifestos das redes livres, pode ser facilmente identificado em mecanismos de pesquisa.

Reenvolvente – Facilita o reengajamento com recursos como notificações push.

Plataforma da Era Digital

O APP iLula também é uma plataforma digital de inovação e tecnologia.

Quer reunir pessoas, projetos, pesquisas e debates sobre soberania digital. De todas as faixas etárias, classes sociais, com conhecimento técnico ou leigo.

O APP iLula parte do desafio de se criar uma rede livre e soberana, que reúna interessados em conhecer as ações do Instituto Lula, de parceiros e de cases no Brasil e pelo mundo no tema da inovação e tecnologia. No debate sobre geração de emprego e renda, nas mais variadas temáticas, da conjuntura presente e futura, nas oportunidades e desafios da indústria digital.

iLula Lab – Instituto Banco Palmas

No lançamento serão detalhadas as diversas ações e eventos. Dentre elas o iLula Lab, em parceria com o Instituto Banco Palmas. O iLula Lab será um laboratório (ambiente) de inovação cidadã, virtual e físico, que tem o objetivo de fomentar ações e projetos que contribuam para o desenvolvimento nacional e a redução de desigualdades em nosso país, a partir do combate à exclusão digital. Para isso, o iLula Lab terá um ambiente digital dentro do APP iLula, que será co-organizado por um lab parceiro.

O lab convidado é o Instituto Banco Palmas (veja como foi o lançamento neste link), que terá três meses de atividades conjuntas, envolvendo pesquisas e ações/sugestões práticas que agreguem o debate, novas publicações, premiações, articulações, formação, entre outros, a partir do uso de novas tecnologias em um fluxo colaborativo e aberto de inovação cidadã.

Entre as primeiras ações do iLula Lab, co-organizadas pelo Instituto Banco Palmas estão:

·  HACKATONS: laboratório (ambiente) virtual e físico (com parcerias) dentro do APP, que envolve pesquisas e ações/sugestões práticas a partir do uso de novas tecnologias;

·  ADMIRÁVEL MUNDO DIGITAL: Série de encontros virtuais temáticos sobre áreas do mundo digital;

·  CÁTEDRA DIGITAL: Área que dá espaço às Cátedras do Instituto Lula;

·  LIDERANÇAS PARA ERA DIGITAL: Programa oferecido pelo Instituto Lula para formação de liderança na era digital;

·  PROGRAMA DIGITAL ZERO: Entrevistas especiais e inéditas, cases de desenvolvimento digital, inclusão digital;

·  CORRESPONDENTES DIGITAIS ILULA: time de colaboradores com Artigos, vídeos e entrevistas regionais, nacionais e internacionais com temática digital;

·  DIGITAL EM DADOS: indicadores, séries, metodologia, pdfs, encontros e eventos elaborados pelo Instituto Lula e parceiros;

·  ILULA PENSAR DIGITAL: Reunião de análise, dentro de um contexto que as variáveis atuais não conseguem acompanhar o ritmo de decisão das empresas ou governos.

Eventos exclusivos

Outra novidade do APP iLula é uma área de eventos e atividades exclusivas pra quem é usuário do APP, que vai envolver cursos, seminários, palestras, ciclos com personalidades nacionais e internacionais, além de novas lideranças e representantes das mais variadas áreas do saber, desde cultura, economia, parte social e sindical, P&D, a partir das questões e desdobramentos da Era Digital.

Dentre os eventos exclusivos estão:

·  ILULA LIVE: Programa de debates em formato de roda de conversa;

·  Ciclo “POR ONDE CAMINHA A HUMANIDADE?”: Ciclo de palestras debatendo o futuro com base no presente;

·  Ciclo “DEBATES FORA DA CAIXA”: Ciclo de debate temático, com curadores e grupos em áreas transversais;

Agenda de Lançamento – APP iLula

Das 19h às 19h30  – abertura

Vídeo – Eu faço parte de uma rede Livre e Soberana

Cia de Música Bate Palmas”, do Conjunto Palmeira, Fortaleza;

19h30 – falas de lançamento – Marcio Pochmann, presidente do Instituto Lula; Joaquim Melo, presidente do Instituto Banco Palmas;

20h – Desfile sustentável Palmas Fashion – de Fortaleza

20h30 – Encerramento com “Família Beco do Reggae”, banda da cidade do Rio de Janeiro e DJ JG (Jorge Gonzaga).   

Instituto Lula

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo