BannerDistrito Federal

52 vigilantes mortos por Covid no DF; Chico Vigilante já havia alertado para urgência da vacinação da categoria

Só neste início de semana, sindicato registrou dois óbitos de trabalhadores que lutavam contra a doença

Sindicato dos Vigilantes do Distrito Federal (Sindesv-DF) registrou, desde segunda-feira (3/5), mais duas mortes de trabalhadores da categoria em decorrência de complicações por Covid-19. Ao todo, já foram contabilizados 52 óbitos.

A primeira vítima desta semana foi Edimilson Lourenço da Silva, 43 anos, que trabalhava na estação 114 Sul do Metrô. Morador de Planaltina de Goiás (GO), ele deixa esposa e um filho. Outro vigilante que morreu é Franklin Barreira Marcelo de Souza, 51. Ele vivia em Arniqueira e estava trabalhando no Hospital de Campanha da Polícia Militar.

De acordo com o sindicato, 2.510 vigias já foram contaminados pela Covid-19 desde o início da pandemia. “A única coisa que pode mudar esse quadro é a vacina. Continuamos pressionando o governo para conseguir que todos da categoria sejam imunizados”, comenta o diretor do Sindesv, Gilmar Rodrigues.

Até agora, não é toda a categoria que está apta a receber doses do imunizante contra o novo coronavírus. Apenas aqueles que trabalham em hospitais e estão em contato diário com possíveis infectados podem receber a vacina, independentemente da idade do profissional.

Chico Vigilante vacinação a categoria

Em 14 de abril, o deputado Chico Vigilante (PT) voltou a cobrar, em pronunciamento na CLDF, a vacinação contra a Covid-19 para as categorias de trabalhadores essenciais, como os vigilantes, que, por meio de decreto presidencial, estão listados como categoria essencial e estão obrigados a trabalhar. “A vacina para os trabalhadores da linha de frente é importante e fundamental. Nós sabemos que a única saída que temos é a vacinação e é urgente a vacinação destes trabalhadores”, afirma o parlamentar.

O deputado citou como exemplo a imunização dos vigilantes que prestam serviço para a Secretaria de Saúde, os quais quase todos foram vacinados e não há notícia de contaminação de trabalhadores. “O único caso é de um trabalhador que se recusou a vacinar por questão ideológica, contraiu o vírus e veio a óbito.”

O deputado também cobrou a vacinação de trabalhadores de diversas categorias, como da Educação, limpeza urbana e do ramo dos supermercados, pouco lembrada nesta pandemia, que engloba os caixas, recepcionistas e repositores. “Dada a urgência, espero que o GDF se organize para vacinar esses trabalhadores”, finaliza.

PT DF com informações do Metrópoles

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo