CANDIDAT@S PROPORCIONAIS

Conheça nossas candidatas e candidatos aos cargos proporcionais do DF

A partir de hoje (25) publicaremos os perfis de nossas candidatas e candidatos do Partido dos Trabalhadores aos cargos de deputadxs federais e distritais para o DF.

Candidadas a Deputadas Federais:

 

Erika Kokay – Vote 1331

 

Erika Kokay 1331 é deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores do Distrito Federal. Na atual legislatura (2015-2019), foi eleita por três anos consecutivos uma das 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional e é uma das principais vozes contra os retrocessos impostos pelo golpe que conduziu Michel Temer e sua trupe ao poder. Sindicalista, ex-presidente do Sindicato dos Bancários do DF, é psicóloga de formação e ativista pelos direitos humanos.

Rebeca Gomes – Vote 13 21

Rebeca Gomes é uma jovem, negra, estudante de história da Universidade de Brasília (UnB). Começou sua militância no movimento estudantil e no movimento negro. Acredita na renovação política por meio da representação da juventude, da mulher, da população negra e LGBTI. Sua luta é por uma educação pública de qualidade e gratuita, para que todos e todas tenham acesso à cidadania plena.
Nestas eleições, Rebeca Gomes é candidata a deputada federal para ampliar a representatividade das mulheres e da população negra.
13 EIXOS
1. Mais empregos e cursos profissionalizantes para a juventude;
2. Passe livre nacional e irrestrito;
3. Valor mínimo para salário estágio;
4. Combate ao genocídio da população negra;
5. Creches públicas no DF;
6. Mais linhas de ônibus;
7. Mais Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher;
8. Ampliação da Lei Maria da Penha;
9. Ensino da história da África e dos povos indígenas nas escolas;
10. Combate à intolerância religiosa e Regulamentação das terras e casas de religiões de matriz africana;
11. Mais investimentos na educação e valorização dos (as) professores (as);
12. Mais Médicos e Unidades de Saúde;
13. Sistema Único de Cadastro dos pacientes.

Vanessa é o Bicho – Vote 1324

Vanessa é o Bicho,  pré-candidata a deputada federal (PT-DF), em defesa dos concursos e servidores públicos, da Universidade Pública, da emancipação da mulher, da proteção animal e da comunicação democrática.

Trabalho desde os 13 anos de idade. Somente consegui me graduar perto dos 40 anos, graças ao programa de expansão das universidades federais dos governos do PT (REUNI), que aumentou em mais de 50% a capacidade física da UnB, multiplicou o números de vagas e cursos noturnos. Hoje, sou doutoranda e professora voluntária da FAC/UnB. Fui representante discente e ajudei a criar o selo editorial FAC Livros. Integro os grupos de pesquisa LaPCom e O Direito Achado na Rua. Feminista, mãe solteira, moradora do Paranoá há 17 anos, vegana, servidora do Judiciário.

REVOGAÇÃO DA EC-95. Saúde, Educação, Moradia, Assistência Social, Segurança não podem esperar! Apresentei no Senado proposta para revogação da EC-95, pois congela os investimentos públicos por 20 anos. A sugestão alcançou mais de 77 mil assinaturas e está na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa.

NÃO QUERO SALÁRIO DE DEPUTADA FEDERAL, nem auxílio moradia ou salários compensatórios. Vou continuar recebendo apenas o equivalente à minha remuneração como servidora pública. A população vai decidir se a diferença será devolvida aos cofres públicos ou se será investida na proteção animal. Este compromisso público está registrado em cartório (4º Ofício de Notas, Prot. 01116138, Livro 2169, Folha 012)!

PRINCIPAIS PROPOSTAS. Lutarei e destinarei recursos para viabilizar os seguintes projetos e programas:
– Contratação emergencial de mulher vítima de violência como terceirizada em órgão público; – Priorização da mulher vítima de violência nos programas habitacionais Minha Casa, Minha Vida; – Mais defensores públicos para atendimento da mulher;
– 50 mil castrações de cães e gatos resgatados no DF;
– Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal no DF;
– Programa Permanente de Cuidado e Controle Reprodutivo de Cães e Gatos no DF.

Cristina Roberto – Vote 1303 

Cristina Roberto é BOM DEMAIS! Mulher, mãe, avó, cozinheira, empreendedora e militante cultural, sempre com atuação política no Distrito Federal, fez da arte e da cultura um mote de vida.

Na cozinha, foi pioneira na defesa da alimentação saudável e orgânica, utilizando ingredientes do Cerrado e pregando o combate a agrotóxicos e transgênicos.

Nos anos 80, criou o Bom Demais. Durante o dia, restaurante natural e, à noite, iluminava Brasília como centro cultural. Hoje, com outros empreendimentos, continua no setor da gastronomia, e se apresenta sempre como “cozinheira”.

Cristina é candidata à Deputada Federal, pelo Partido dos Trabalhadores, que sempre esteve presente nas lutas democráticas e populares. Ela é intransigente quanto à defesa da democracia, do estado de direito e da liberdade do presidente Lula.

Seus principais eixos de campanha são:

Promoção da alimentação saudável,
Combate ao uso dos agrotóxicos e dos transgênicos,
Criação de políticas para o fortalecimento da agricultura familiar,
Incentivo ao empreendedorismo criativo, solidário e sustentável,
Criação de escolas e disciplinas de empreendedorismo.
Promoção de discussões para aprimorar as formas de financiamento da cultura,
Defesa do desenvolvimento de políticas para as artes, com o compromisso em afirmar a diversidade de nossa sociedade.
Garantia da universalização do acesso à creche pública e às escolas integrais,
Apoio as políticas que garantem os direitos sexuais e reprodutivos,
Políticas para a Juventude,
Políticas que assegurem à diversidade e os direitos LGBTI.

GÉSSYCA – Vote 1320 

GÉSSYCA será Deputada Federal. Ela vai ser a voz mais firme e forte dos jovens no Congresso Nacional. É claro que a Juventude precisa ser representada na política e ela vai defender: uma educação de qualidade que garanta aos jovens ingressarem na Universidade. Vai defender mais oportunidade no mercado de trabalho e um transporte público que facilite o acesso à Cultura e Educação. No Congresso Nacional Géssyca vai defender os jovens do Distrito Federal.

Géssyca será a voz da juventude no Congresso Nacional. Com ela, a Juventude terá voz! Defenderá os negros, o jovem da periferia que tem difícil acesso à educação de qualidade; a cultura periférica marginalizada por julgamentos subjetivos; a ampliação do passe livre em dias de recesso; IFB em todas as cidades com mais cursos; cultura regionalizada; ampliação das políticas públicas para as mulheres; bolsa primeiro emprego; estágios que contem como experiência profissional para facilitar o acesso ao mercado de trabalho, dentre outros.

América Bonfim – Vote 1310 

Sou América Bonfim, filha de retirantes nordestinos que vieram para Brasília em busca de uma vida melhor. Minha trajetória sempre esteve ligada à defesa dos direitos humanos. Ingressei na carreira da assistência e, durante muitos anos, cuidei de projetos sociais em prol das crianças e dos adolescentes. Sou professora e, atualmente, trabalho no Centro de Iniciação Desportiva – Atletismo. Mais uma vez, tenho a oportunidade de realizar um trabalho de extrema importância: a inclusão social de crianças, adolescentes e jovens por meio do esporte!

Fui chefe de gabinete do ex-deputado Distrital Paulo Tadeu. Também tive o privilégio de ser administradora de Sobradinho, cidade que tanto amo e nunca pretendo deixar! Foi aqui, na cidade serrana, que criei meus três filhos: Paulinho, Pedro e Carol e onde vejo minha neta Helena se desenvolver! Ancorada nessa história de lutas, decidi me lançar candidata. Atuarei por mais conquistas para as mulheres, para a classe trabalhadora e para as crianças, adolescentes e juventude. Conto com o apoio de todas e todos!

Propostas:

– Destinar 30% das vagas para mulheres no Congresso Nacional, nas Assembleias Estaduais, na Câmara Legislativa do DF e nas Câmaras Municipais;

– Ampliar a rede de apoio às mulheres vítimas de violência (casas de acolhimento, delegacias especializadas, atendimento à saúde);

– Destinar crédito para mulheres empreendedoras;

– Incluir o debate sobre violência e identidade de gênero nas escolas;

– Criar o “Selo da Mulher”, com incentivos fiscais às empresas que adotem a equiparação salarial entre homens e mulheres;

– Fortalecer o protagonismo das mulheres do campo: assentadas da reforma agrária, quilombolas e indígenas;

– Destinar recursos para a construção de creches e de escolas em tempo integral;

– Atuar pela revogação da Emenda Constitucional nº.95, que congelou os investimentos nas áreas sociais por 20 anos;

– Monitorar a efetivação das metas do Plano Nacional de Educação, com foco na educação infantil;

– Defender a revogação da Reforma do Ensino Médio

– Ampliar a abrangência das cotas raciais e sociais: universidades públicas, cursos de pós-graduação e bolsas para pesquisa;

– Defender 10% do PIB para a Educação;

– Criar a Bolsa Atleta para Adolescentes;

– Atuar pela proibição do uso de agrotóxicos no Brasil;

– Impedir a privatização das Empresas Públicas, como a Petrobrás;

 

Candidatas a Deputadas Distritais:

Thelma Melo – Vote 13070

Thelma Mello é formada em Artes na UnB, Servidora Pública, Educadora Social e Artista. Desenvolve trabalho de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários com pessoas em situação de risco. Realizou trabalho de Inclusão econômica e social com os catadores de materiais recicláveis. Foi conselheira de Assistência Social, da Criança e do Adolescente e de Direitos Humanos e também professora da UAB/UnB e da rede pública e particular do DF.

Thelma Mello defende:
DIREITOS
– Ampliação das Delegacias de Atendimento às Mulheres
– Respeito à pluralidade religiosa e de crença
– Valorização dos povos indígenas e povos e comunidades tradicionais
– Inclusão Social e Transferência de Renda
– Fortalecimento da Rede de proteção de Crianças e Adolescentes
Educação e Saúde
– Ampliação das Escolas Parque
– Construção de creches e ampliação dos horários
– Passe Livre nas férias e finais de semana
– Garantia dos direitos reprodutivos e sexuais
– Ampliação dos CAPS
– Capacitação de Doulas em assentamentos e zonas rurais
Sustentabilidade
– Coleta Seletiva eficiente e 100% realizada por catadores
– Proteção das APAs e nascentes
– Aquisição obrigatória de alimentos da Agricultura Familiar e orgânicos na rede pública
– Redução do uso de Agrotóxicos nas plantações
– Reforma Agrária e Reforma Urbana – assentamentos
Arte e cultura
– Revitalização do Teatro Dulcina
– Manutenção de Grupos e artistas
– Reforma e Democratização do Teatro Nacional
– Volta dos desfiles das Escolas de Samba
– Revisão da Lei do Silêncio

 

Mariana Rosa – Vote 13999

Mariana Rosa é reconhecida no DF por sua lutas pelos direitos e pela emancipação das mulheres. Na construção do Elas por Elas, para congregar mulheres em situação de fragilidade econômica, e na criação do Coletivo Rosas pela Democracia, organizado na resistência ao afastamento injustificado de Dilma Rousseff.
Tendo sido familiar de preso, organizou e é presidente da Associação Humanizando Presídios – AHUP-DF. Por isso, Mariana Rosa representa a Entidade no Conselho Distrital de Segurança Pública – CONDISP, onde já apresentou e conseguiu aprovar várias propostas.
Seu compromisso é lutar para melhorar a qualidade de vida das áreas mais desassistidas do DF, mas seus principais focos regionais de atuação são Águas Claras, onde reside, e o Guará, onde viveu da infância ao início da juventude.
Mariana Rosa quer ser a primeira deputada negra da história da Câmara Legislativa.

PRIORIDADES POLÍTICAS:
SEGURANÇA PÚBLICA
– Ressocialização de presos (as), com a oportunidade para estudarem, trabalharem e se capacitarem profissionalmente durante suas penas e criando perspectivas reais de reinserção no convívio com a sociedade, com a redução do risco da volta à criminalidade.
– Fortalecer as redes de atendimento para mulheres vítimas de violência, inclusive as mulheres com deficiência e as LBTs, assegurando a acessibilidade (centros de referência, delegacias, casa de abrigo e juizado).
EMPREGABILIDADE
– Articulação com o governo federal e o do Estado de Goiás para continuidade da ferrovia Norte-Sul, incentivando a criação de polo industrial e hoteleiro e gerando novos postos de trabalho.
MOBILIDADE
– Mais passarelas de pedestres nas estradas-parque e rodovias federais que cortam o DF.
– Regularização de calçadas, evitando-se os obstáculos à circulação por desníveis exagerados.
EDUCAÇÃO
– Ampliação da oferta de Centros de Educação da Primeira Infância (0 a 5 anos) e de educação integral em tempo integral.
CIDADES
– Além da luta por maior qualidade de vida nas demais cidades do DF, a plataforma inclui diversas propostas, já identificadas, relativas ao Guará e aos vários núcleos residenciais de Águas Claras.
Acompanhe nossa plataforma completa na nossa página Facebook: marianarosa13
MARIANA ROSA, POR UM DF MAIS PLURAL E INCLUSIVO.

 

Lucimar – Vote 13020 

Lucimar nascida em Brasília, casada, mãe de três filhos, foi criada no Gama Leste. É Assistente Social formada pela UnB, pós-graduada em Políticas Públicas e Administração e Marketing.
Trabalhou no CRAS do Recanto das Emas e do a Riacho Fundo II e no CREAS do Gama e Samambaia. É moradora do Recanto das Emas de 1998.

Plataforma Política:
Bolsa Família: pela contratação de pessoal para atualizar o cadastro do Bolsa Família;
PPGG: pela valorização dos servidores e servidoras da carreira PPGG;
Criação da Secretaria de Estado para atender as agendas da população: negra das comunidades de Matriz Africana e LGBT;
Moradia: pela construção de moradias para famílias de baixa renda;
Mulheres: pela criação de Unidades de Atendimento para Mulheres vítimas de violência em todas as Regiões Administrativas do Distrito Federal;
Jovem Aprendiz a Primeiro Emprego: por projetos sociais com vista a absorver jovens e adolescentes;
Transtornos Mentais: por Unidade de Atendimento às pessoas com transtornos mentais nas Regiões Administrativas do Distrito Federal;
Dependência Química: por Unidade de Atendimento às crianças, adolescentes e adultos masculino e feminino com dependência química nas Regiões Administrativas do Distrito Federal;
Turismo: por turismo nas Regiões Administrativas objetivando a geração renda e a identidade;
Por Cursos de Qualificação e preparação para o Trabalho para jovens e adultos nas Regiões Administrativas do DF.

Professora Deusinha – Vote 13111


-Piauiense /Barras
-Professora há 33 anos Cruzeiro/Brazlândia
-Moradora do Cruzeiro
-Presidente da Associação dos Moradores da quadra 12/ Cruzeiro
-Fundadora d-o cursinho gratuito de Português /Estrutural
-Parceira de projetos sociais na Estrutural/ creches, grupos culturais, etc.
-Sócia fundadora Lions Clube Brasília Jk/ Cruzeiro
-Parceira de Projetos na escola/ Ceduc
-Advogada

Propostas
-Mandato popular:a comunidade decidirá onde aplicar a verba parlamentar
– Fiscalizar o executivo na aplicação das Verbas públicas
– Defender a valorização dos servidores da educação é demais trabalhadores
– Cobrar políticas públicas efetiva de combate à violência contra a mulher
– trabalhar para diminuir a carga tributária no DF
– Defender políticas de preservação da saúde pública, tendo como objetivo principal os cuidados com animais de famílias carentes e de rua envolvendo castração, vacinação, vermifugação
– construção de creches nas regiões carentes
-Lutar por uma Brasília para todos!

 

Pastora Wall – Vote 13777

Eu sou a Pastora Wall. Uma pastora diferente. Sou candidata a Deputada Distrital pelo Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores, 13777. Estou desde 1980 no Distrito Federal lutando, resistindo e sobrevivendo no…
… Movimento Social Educacional pela inclusão da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nos currículos das instituições educacionais públicas e privadas;
… Movimento Social de Mulheres contra a violência contra a mulher e pela ocupação das mulheres nos espaços de poder em todos os setores da sociedade brasileira;
… Movimento Social Negro contra a discriminação, o preconceito, o racismo e pela construção de políticas públicas específicas para a população negra;
… Movimento Social Religioso contra o fanatismo, o fundamentalismo, a intolerância, o racismo religiosos e pela promoção da diversidade religiosa.
Eu me autodeclaro: mulher, negra, quilombola, favelada, professora, protestante, pastora e petista.

Professora Eliceuda – Vote 13913

Professora Eliceuda ensina arte e cultura desde 1984 em escolas públicas de Ceilândia. Recém-aposentada da sala de aula, continua firme na luta. Foi diretora da CUT-DF, coordenando a Secretaria de Mulheres e, por três mandatos consecutivos, diretora do Sinpro-DF , também na coordenação da Secretaria de Mulheres. Atualmente, atua na Secretaria de Assuntos Culturais do sindicato.

Sua história de vida está totalmente ligada à luta pela melhoria de vida da comunidade ceilandense e tem como prioridade a defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, da creche à universidade. É uma das coordenadoras do MOPUC – movimento que conquistou o campus da UnB para a Ceilândia. Foi representante da comunidade no Conselho Universitário do Campus da UnB, em Ceilândia, e no Conselho de Avaliação do Campus Darcy Ribeiro.

Sempre esteve na luta pela defesa dos direitos dos/as trabalhadores e trabalhadoras, atuando contra toda forma de opressão, violência e por mais mulheres na política e nos espaços de poder. A professora Eliceuda é mulher de coragem, de força e de garra e está em permanente busca de uma cidade melhor para todas e todos.

Regina Tomé – Vote  13223 

Regina Tomé é natural de Itapipoca-Ceará, passei a maior parte da minha vida no Rio de Janeiro. Sou formada em Direito, com especialização em Ciências Penais. Trabalho na área pública desde 2002. Já exerci o cargo de Coordenadora de Saúde Pública Ambiental no Estado do Amapá, também ocupei o cargo de gestora junto a Gerência de Projetos do Programa “Gravidez Precoce” também no Estado do Amapá. No Distrito Federal atuei na captação e desenvolvimento de projetos parlamentares junto a Câmara Distrital. Nos últimos quatro anos fui assessora da Diretoria Administrativa e Finanças também da Câmara Distrital, nesse período trabalhei, especificamente, com Processos Administrativos.

Minha plataforma política será trabalhar pela promoção de bem-estar social para a população do Distrito Federal. Ou seja, trabalhar com políticas sociais e econômicas para diminuir a pobreza e as desigualdades, aumentando o acesso a educação, a saúde e elaboração de projetos de lei que realmente representem os interesses da população, leis que realmente tenha eficácia e que sejam aplicadas em função do bem comum. Assim, quero melhorar a qualidade de vida de todos, principalmente dos menos favorecidos.

Arlete Sampaio – Vote 13131

Arlete Sampaio é médica sanitarista formada pela UnB, especialista em Saúde Pública. Tem mais de 40 anos de atuação política em Brasília, desde o movimento estudantil, Sindicato dos Médicos, construção do PT e da CUT. Foi Vice Governadora do DF entre 1995 e 1998 e deputada distrital por dois mandatos. No 2º mandato do Presidente Lula foi Secretária Executiva do Ministério do Desenvolvimento Social. Em 2011 assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Social do GDF e em 2012 retornou à CLDF. Sua atividade política foi marcada pela defesa dos Direitos Humanos, da Saúde, da Educação, da Assistência Social, visando sempre ao atendimento das demandas da população e a participação social. Luta pelos direitos das mulheres e no combate à violência de que são vítimas. É autora de diversas leis importantes para a população, entre elas o Código de Saúde do Distrito Federal.
O golpe dado à democracia brasileira, os retrocessos que o governo golpista impõe aos trabalhadores e às trabalhadoras, a prisão arbitrária do Lula motivaram Arlete a voltar a candidatar-se nestas eleições, defendendo a democracia ameaçada. Lula Livre, Lula Presidente!
Arlete Sampaio defende a reestruturação da Câmara Legislativa, que deve atuar para merecer o reconhecimento da população. Por sua experiência, seriedade e serenidade, Arlete Sampaio se credencia para uma atuação ética e comprometida na Câmara Legislativa do DF.

CONHEÇA AS PRINCIPAIS PROPOSTAS DE ARLETE SAMPAIO
Combater a corrupção e os desvios de conduta nos poderes legislativo, executivo e judiciário, fortalecendo a participação popular e o controle social. Em defesa dos serviços e servidores públicos e das empresas públicas.
Trabalhar pela qualidade do atendimento à saúde na rede pública, pela valorização do/as servidores/as da saúde e pela reconstrução do SUS.
Atuar pela Educação pública de qualidade, com ensino em tempo integral, construção de mais creches públicas, ampliação de vagas no ensino superior, valorização dos professores e professoras e dos/as auxiliares de ensino.
Lutar pela implantação do Sistema Único de Assistência Social, pela manutenção do programa DF sem Miséria, pelas políticas de Segurança Alimentar e Nutricional. Garantia dos direitos dos idosos e das pessoas com deficiência.
Defender o/a jovem como sujeito de direitos, com políticas de educação, cultura, esporte, tecnologia e geração de emprego e renda. Ampliação do Passe Livre Estudantil e da Internet gratuita e de qualidade nos espaços públicos.
Propor políticas e legislação de garantia dos direitos das mulheres, combatendo à violência e a discriminação de que são vítimas.
Promover políticas de igualdade racial e ações afirmativas, combatendo o racismo e o extermínio da juventude negra. Defender a diversidade religiosa, a cultura afro-brasileira e a ampliação do acesso do povo negro à educação, emprego e renda.
Defender a cidadania e os direitos LGBTIs, combater todas as formas de violência e discriminação de gênero e de orientação sexual.
Propor uma Segurança Pública cidadã de combate à criminalidade, defesa da vida e sem discriminação de gênero, raça e orientação sexual.
Defender o direito à cidade com a melhoria na qualidade do transporte público, planejamento urbano ordenado, expansão e integração do metrô, controle do preço das passagens.
Trabalhar pelo efetivo ordenamento e regularização fundiários urbano e rural, em defesa do meio ambiente e, pelo fortalecimento da agricultura familiar e da reforma agrária.
Propor políticas e legislação de desenvolvimento econômico para ampliar a geração de emprego e renda e, fortalecer iniciativas de arranjos produtivos locais e de economia solidária.
Defender Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade. Lutar pela manutenção e descentralização dos equipamentos públicos de cultura e pelo fortalecimento e democratização do FAC.

 

HELLEN FRIDA – Vote 13180 

HELLEN FRIDA é artivista feminista periférica e co-fundadora, gestora e produtora cultural da CASA FRIDA, ponto de cultura feminista e casa de acolhimento de meninas, jovens e mulheres em situação de violência, localizada em São Sebastião-DF.

É candidata a deputada distrital e acredita que um mandato popular deve ser pautado pelo senso de coletividade e pelas mesmas bases que orientam o ativismo da Casa Frida: F.eminismo, R.evolução, I.gualdade, D.iversidade e A.mor.

Defensora dos direitos humanos que atua especialmente nas questões de gênero, juventude, periferias e diversidade, Hellen entende que política se faz com luta popular, amor e arte. É uma voz ativa que, junto com tantas outras mulheres, quer atuar na defesa dos direitos da comunidade e transformar o Distrito Federal em um estado do bem viver.

Propostas:
– Abertura de escolas aos finais de semana para os movimentos socioculturais e esportivos das cidades;
– Ampliação, com dotação orçamentária. de cursos da área técnica da arte e da cultura no DF, com enfoque no público de mulheres;
– Aprovação da Lei de Incentivo à Periferia, com a consolidação do Banco Social, para financiamento de projetos e centro de culturas para atuar com a perspectiva da colaboração e da economia criativa;
– Consolidação e investimento, com dotação orçamentária, nos Institutos Federais do Distrito Federal como pólos de produção e difusão da arte e da cultura;
– Consulta permanente ao Fórum de Cultura do DF e Entorno ;
– Criação dos Centros e Complexos de Cultura nas cidades com gestão participativa e popular, atendendo aos parâmetros de paridade de gênero e raça;
– Criação de mecanismos para incentivar e visibilizar mulheres nas artes e cultura;
– Efetiva aplicação da Lei Cultura Viva nacional e criação da Lei Cultura Viva no DF;
– Funcionamento 24 horas do metrô e dos ônibus;
– Gratuidade do transporte público aos finais de semana;
– Garantia do passe livre integral, inclusive finais de semana e férias, para estudantes;
– Garantia que a cadeira de educação no Conselho de Cultura Regional seja indicada pelos movimentos sociais socioculturais;
– Investimento, com dotação orçamentária, para Casas Populares de Cultura;
– Ocupação dos espaços públicos e uso sociocultural de equipamentos públicos fechados e abandonados;
– Paridade de gênero e raça nos eventos culturais mistos fomentados pelo GDF;
– Promoção e criação de programas de fomento ao turismo socioambiental, gastronômico e cultural;
– Promoção da intersetorialidade entre cultura e educação para o exercício da função social das cidades.

 

Candidatas Suplentes ao Senado

 

Cris Santos – Suplente do Candidato ao Senado Marcelo Neves – Vote 133

Cris Santos, nome de batismo Cristiane Pereira dos Santos, é a 1a. Suplente do candidato do PT ao Senado, Professor Marcelo Neves.
Cris, como é conhecida na militância no PT e na Central de Movimentos Populares (CMP), é jornalista de formação, graduada na Universidade de Brasília.
Entre as funções profissionais que exerceu está a assessoria da bancada do PT na Câmara Legislativa, assessoria da Secretaria Nacional de Economia Solidária, no mandato de Lula e no CORSAP (Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos DF/GO), durante o Governo Agnelo.
Sua militância dentro da CMP está voltada para as áreas de Economia Solidária, Moradia Popular, Direitos Humanos e Saúde. Pela CMP, integra o Conselho Regional de Saúde da região central de Brasília.
É coordenadora do AMORA – Movimento Popular por Moradia do DF e Região Metropolitana.
Também é Secretária de Mobilização do PT-DF.
Como reconhecimento à sua dedicação, postura ética e talento no trabalho de articulação e mobilização junto aos movimentos populares, foi indicada para a chapa majoritária do PT-DF na disputa eleitoral deste ano.

Iolanda Rocha – Vote ….

Iolanda Rocha é professora da SEE DF, foi diretora do SINPRO DF e da CUT DF. Atuou desde 13 anos de idade nas CEBbs Comunidades Eclesiais de Base e nos Movimentos populares no estado da Bahia. Mulher negra, feminista, socialista e ambientalista. Defensora da Justiça Social e Ambiental.

Olga Freitas – Suplente do candidato ao Senado Wasny de Roure – Vote 131 

Sou Olga Freitas, professora da rede pública de ensino há 25 anos; Mestra em Neurociência, doutoranda em educação. Mas para além disso, sou mulher, mãe, avó, feminista, ativista dos direitos humanos e da diversidade. Minha luta é por uma educação pública, gratuita, laica, democrática e sem mordaças; em que profissionais têm o respeito que merecem e ajudam a construir uma outra sociedade possível!

 

 

 

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo