BannerMulheres

Carolinas: militante da Cultura do DF, Meimei Bastos compõem livro com 180 escritoras negras do Brasil

A obra e a vida de Carolina Maria de Jesus (1914-1977) foram o ponto de partida do processo de formação, pela Flup – Festa Literária das Periferias – das 180 mulheres que escrevem no livro Carolinas – A Nova Geração de Negras Brasileiras, entre elas, Meimei Bastos, escritora e poeta do DF, militante do Movimento Cultural de Brasília.

Nascida em Ceilândia, a artista cresceu em Santa Maria e hoje vive em Samambaia. Tornou-se uma das principais vozes literárias da capital e traz na bagagem a herança das contadoras de histórias da família. Para Meimei Bastos, reunir 180 novas autoras num momento em que o governo Bolsonaro propõe a taxação de livros, ao mesmo tempo em que apresenta projetos para liberação de armas, é um desafio ao qual a Flup se propôs com ousadia. “O livro é, também, um enfrentamento a esse governo, que é contra toda forma de cultura; tenho muita alegria em ser parte dessa obra”, diz ela.

Carolinas
Inspiradas em Carolina de Jesus, autora de Quarto de despejo, a primeira mulher negra brasileira a fazer sucesso internacional no meio literário, as 180 mulheres negras escritoras que compõem o livro trilharam os caminhos do conto, da crônica, do diário e do relato autobiográfico em busca de suas próprias vozes como escritoras.

O resultado é um conjunto de textos que surpreende pela diversidade e riqueza de temas, vocabulários, estilos e, sobretudo, pela força da escrita dessas mulheres – catadoras, professoras, estudantes, advogadas, produtoras, mães e, agora também, escritoras negras de uma nova geração que deixará a sua marca na literatura brasileira. Entre elas, Meimei Bastos.

Traços
A escritora também foi capa, em setembro de 2020, da Revista Traços, publicação brasiliense que resgata personalidades da cidade e apresenta novos talentos a cada edição. Na ocasião, declarou: “é preciso falar de afeto, cultura e esperança. E afirma: “A quebrada é a minha musa, e a poesia minha terapia”.

Jacy Afonso, presidente do PT DF, parabeniza a militante da Cultura de Brasília: “Nesse árido terreno da política brasiliense, espalhando ousadia e expectativas de esperanças, um talento natural, esculpido na força e no desejo de construir um mundo novo, desponta além dos céus de nossa Brasília e passa a congregar o seleto grupo de autoras femininas. Nos orgulha ver uma jovem, companheira de caminhada e de lutas, sendo destacada no cenário nacional”.

A pré-venda do livro Carolinas está disponível em Bazar do Tempo ⠀(Carolinas — A Nova Geração de Escritoras Negras Brasileiras) ⠀

O livro tem organização de:  Julio Ludemir (Compilador), Thais Linhares (Ilustrador), Fernanda Miranda (Prólogo), & 9 mais

Capa do livro Carolinas: a nova geração de escritoras negras brasileiras (Português)

Traços nº 43 (Digital) – Revista Traços

Capa da edição 43 da Revista Traços com capa de Meimei Bastos

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo