Ações Parlamentares

Erika Kokay vota contra a urgência da privatização dos Correios

A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) reafirmou seu compromisso com a manutenção dos Correios públicos e votou contra a urgência para a tramitação do projeto de lei (PL 591/20), que quebra o monopólio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e autoriza a exploração de serviços postais pela iniciativa privada, aprovado no Plenário da Câmara.

A parlamentar se manifestou diversas vezes durante a sessão Plenária contra a votação da urgência.

“Não é urgente privatizar os Correios. Essa empresa faz parte do patrimônio do povo brasileiro. É uma empresa que dá lucro, que tem excelência na qualidade, que unifica este País, que tem dimensões continentais. É uma empresa que leva remédios de alto custo a todos os cantos deste Brasil, uma empresa que leva livros didáticos. Uma empresa tão fundamental para esta Nação não pode ser arrancada do povo brasileiro e não pode ser submetida a uma lógica de lucro, porque vai fazer com que a maioria do povo brasileiro não seja atendida”, afirmou Kokay.

“É um verdadeiro absurdo o que estão fazendo. Eu fico me perguntando se este Parlamento vai marchar de cabeça baixa, de acordo com o ritmo emanado do Palácio do Planalto. Aqui dizer que é preciso dedicar os recursos públicos aos necessitados é ignorar que os Correios atendem aos mais necessitados. Aliás, o lucro dos Correios vem de um setor em que ele disputa mercado, que não é monopolizado. E ele vem de por volta de 10% dos Municípios, e, com esse lucro, os Correios atendem o conjunto do País. Uma empresa privada, uma Amazon, uma Alibaba? Porque são essas que estarão aí abocanhando o patrimônio do povo brasileiro. Elas vão estar naquele Município que não dá retorno?”, questionou a parlamentar.

“Portanto, não se fala de livre concorrência, quer se tirar da concorrência o setor público, uma empresa que é avaliada positivamente por toda a população e que dá lucro. É “não” à privatização dos Correios!”, completou Erika.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo