BannerNoticia

Redução de recursos para Ciência e Tecnologia dificulta o combate à pandemia

O governo Bolsonaro foi o que mais reduziu recursos orçamentários para Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI). As pesquisas e desenvolvimentos científicos, nas mais variadas áreas, são importantes, inclusive para o enfrentamento da pandemia.

O sistema nacional de ciência e tecnologia está sendo desmantelado. A ofensiva contra a ciência e tecnologia ocorre: (i) na contínua e expressiva redução orçamentária e financeira ao longo dos anos, (ii) desmonte institucional, e (iii) na redução do seu quadro de pessoal.

Assim, fica prejudicada a geração de conhecimento, de ciência, tecnologia e inovação, para o cumprimento das missões institucionais do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações (MCTI), das agências federais de fomento (CAPES e CNPq), centros de pesquisas, entre outros órgãos, instituições e organizações do sistema nacional de ciência e tecnologia. Além disso, tem ocorrido, de forma recorrente, o contingenciamento dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), o que compromete a infraestrutura científica e tecnológica das instituições públicas, como universidades e institutos de pesquisa.

A ciência salva vidas com as recomendações preventivas como, usar máscara, higienizar-se com água e sabão ou álcool em gel 70%, praticar o distanciamento, não participar de aglomerações. Também salva vidas com o desenvolvimento e aplicação de vacinas.

Setorial de Ciência e Tecnologia do PT DF

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo