BannerNoticia

PT reforça luta pela Visibilidade Trans com debates nas redes sociais

Nesta sexta-feira (29) é comemorado o Dia Nacional da Visibilidade Trans, uma forma de marcar a resistência do gênero que ainda luta contra o preconceito, a discriminação e a violência provocadas pela transfobia no país.

A data é comemorada desde o ano 2004, durante o governo Lula, quando do lançamento da campanha “Travesti e respeito”, que foi realizada em parceria por lideranças do movimento trans e o Programa Nacional de DST/Aids, do Ministério da Saúde.

No PT haverá uma série de lives e eventos virtuais para tratar do tema, com a participação de lideranças políticas, parlamentares e ativistas LGBTQI+.

Na sexta, a partir das 10h, será realizada um debate virtual com o tema “Visibilidade Trans: Nossa Força, Nossa Voz”, com a presença da deputada federal Érika Kokay (DF), da presidenta da ABGLT, Symmy Larrat; das vereadoras trans Filipa Brunelli, de Araraquara (SP); Lins Roballo, de São Borja (RS); Regininha, de Rio Grande (RS), Isabelly Carvalho, de Limeira (SP), do psicólogo clínico Láris Vasquez e de Leonardo Luiz, do IBRAT.

O evento será transmitido no Facebook do PT na Câmara.

Também no dia 29, às 18 horas, a Secretaria Nacional LGBT do PT, dentro do programa “Nossas Cores”, promove uma live no Instagram sobre a Visibilidade Trans com o ex-prefeito de São Paulo e presidente do Conselho Curador da Fundação Perseu AbramoFernando Haddad, e a vereadora Filipa Brunelli. No Instagram: @fernandohaddadoficial e @filipabrunelli

Para marcar a data, a Antra – Associação Nacional de Travestis e Transexuais lança no programa Giro da 11, da pós-TV 247, o Dossiê Trans 2021, relatório anual da violência e assassinatos de pessoas trans/travesti, com os dados de 2020.  Publicado anualmente, o relatório tem repercussão internacional, especialmente nas mídias dos Estados Unidos e Europa.

E também nesta sexta-feira o deputado  Alexandre Padilha (PT-SP) apresenta um projeto de Lei (PL) que visa reservar 3% das vagas de emprego, ou estágio, para mulheres transexuais, travestis e homens transexuais em empresas privadas. A reserva de vagas vale para companhias que recebem incentivos fiscais ou participam de licitações com o governo e possuem mais de cem funcionários.

Janaína Oliveira, titular da Secretaria Nacional LGBT do PT, reafirmou a importância de o PT participar ativamente da comemoração da data e louvou a iniciativa do deputado e ex-ministro da SaúdeAlexandre Padilha.

“Iniciativas como essas são fundamentais, para garantir acesso digno para a população Trans. Elas e eles são vítimas diariamente da transfobia em nosso pais. Que resulta na exclusão dessa população em nossa sociedade. Importante a iniciativa do nosso deputado federal Alexandre Padilha, que  sempre esteve nessa trincheira em defesa da população LGBTI”, afirmou ela.

Da Redação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo