Nacional

Filme de Anna Muylaert sobre golpe contra Dilma estreia hoje; veja como assistir

golpe de 2016 que retirou a presidenta Dilma Rousseff do poder é tema do documentário Alvorada, que estreia nesta terça-feira (13) no festival É tudo verdade, que este ano ocorre de maneira remota (veja abaixo como assistir).

Dirigido por Anna Muylaert (Que horas ela volta?) e Lô Politi, o filme foi rodado entre julho e setembro daquele ano e acompanha o dia a dia de Dilma enquanto ela resistia ao golpe, após a instalação do processo de impeachment pela Câmara dos Deputados.

Trata-se do terceiro documentário sobre o tema, após O processo (2018), de Maria Augusta Ramos, e Democracia em vertigem (2019), de Petra Costa, indicado ao Oscar. É o terceiro também dirigido por mulheres, o que, na avaliação de Anna Muylaert, não aconteceu por acaso.https://www.youtube.com/embed/wX2Rxdd8wSg?feature=oembed&modestbranding=1&showinfo=0&rel=0

“Esse golpe tem um alto teor sexista, machista, misógino”, diz a diretora em entrevista ao UOL, destacando como marco dessa característica a sessão na Câmara em que um dos deputados, Jair Bolsonaro, dedicou seu voto ao torturador de Dilma na época da ditadura. “Ele estava invocando ali a violência contra a mulher e esse homem virou presidente do Brasil. No processo do golpe, nós, mulheres, nos vimos muito na situação”, completa Muylaert.

Alvorada (o título é uma referência ao palácio que serve de residência oficial dos presidentes da República) será exibido nesta terça-feira às 21h, com reprise na quarta-feira (14), às 15h. Para assistir, é necessário fazer o cadastro na plataforma Looke.

Como assistir ao documentário Alvorada:

  1. Faça seu cadastro no site www.looke.com.br.
    Um código SMS será enviado para o seu celular para concluir o cadastro
  2. Acesse o site www.etudoverdade.com.br e clique em PROGRAMAÇÃO
  3. Clique no filme escolhido e você será direcionado para a página do É Tudo Verdade / Looke
  4. Aperte o play e boa sessão!

Da Redação, com informações do UOL

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo