BannerNoticia

Sinpro-DF 40 anos: profissionais da educação unem forças contra retrocessos

Os 40 anos de luta do Sindicato dos Professores do DF foram homenageados, nesta segunda-feira (18), em sessão solene realizada na Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Durante o evento, professores, representantes de entidades ligadas à educação, movimentos sociais, parlamentares, entre outros, debateram a importância de lutar por uma educação pública gratuita e de qualidade, pela valorização dos professores e sobre o combate à agenda de retrocessos imposta pelo governo de Jair Bolsonaro e também pelo governo de Ibaneis Rocha.
A reforma da Previdência que afetará diretamente os professores e as professoras foi assunto de amplo debate durante a sessão solene. A deputada distrital Arlete Sampaio, autora do pedido de realização da homenagem, defendeu uma união de forças para derrotar a proposta do governo Bolsonaro.

“Precisamos ter força para derrotar essa Reforma da Previdência e para que a gente possa retomar o Brasil para um processo democrático e participativo”, finalizou Arlete.
O deputado distrital Chico Vigilante (PT) diz ser “inaceitável” a reforma da Previdência que o governo de Bolsonaro quer implementar. “Os educadores, os trabalhadores de todas as categorias da educação têm uma tarefa muito árdua pela frente: combater a Reforma da Previdência. É inaceitável o que estão querendo fazer”.
A história de luta do Sindicato dos Professores do Distrito Federal foi relembrada por diversas pessoas durante a sessão solene em homenagem aos 40 anos de luta do sindicato. A deputada federal Érika Kokay reforçou a importância do Sinpro e das lutas por uma educação pública e de qualidade.

“O Sinpro sempre esteve na luta pela construção de uma sociedade mais justa e mais igualitária. Esse ano, o Sinpro faz 40 anos e faz parte das nossas histórias”, lembrou Érika Kokay.
A deputada federal alertou para a tentativa de governos neoliberais de naturalizar a barbárie. “Homenagear o Sinpro significa homenagear a educação, a liberdade e essa entidade que está nas nossas vidas e que nunca se curvou. São esses seres que educam que sabem o valor da liberdade”, afirmou.

A força para a luta do Sinpro está, especialmente, dentro das escolas. De acordo com Rosilene Corrêa, diretora do sindicato, essa capacidade de organização também acontece e fortalece a luta, pois o sindicato mobiliza além da própria categoria de educadores.
No entanto, a diretora do Sinpro alertou para as tentativas de criminalização da educação de forma semelhante à criminalização da política. Um exemplo disso é a tentativa de acabar com a contribuição sindical e asfixiar financeiramente os sindicatos.
“Nós estamos vivendo um momento que chama atenção para o zelo e o cuidado que temos que ter com as nossas entidades. Sabemos muito bem da tentativa de criminalizar, transformar tudo que tem a ver com a política como algo que a sociedade tem que combater”.
Figura histórica do movimento, o professor Olímpio Gonçalves relembrou as lutas da categoria e a ditadura militar. “É importante continuar a luta, apesar de todas as ameaças deste governo que impõe condições mais difíceis para os sindicatos”.
Também presente na audiência pública, o deputado distrital Leandro Grass (Rede) se colocou à disposição da luta em defesa da educação pública de qualidade. “Uma sociedade que não valoriza o professor, ela não se valoriza. Nós estamos aqui para apoiar todas as causas que possam garantir a educação pública de qualidade”.
“Continuaremos a luta que será mais difícil ainda nos anos que se aproximam”, alertou o deputado, professor e sindicalizado do Sinpro, Reginaldo Veras (PDT)

 

NÃO À MILITARIZAÇÃO
Educação pública de qualidade não passa pelo caminho da militarização. Essa é a avaliação da deputada distrital Arlete Sampaio. “Não é possível pensar em educação pública de qualidade implementando militarização que exclui crianças que não vão se adaptar ao novo regime proposto”. Para a deputada, é importante discutir o reforço do batalhão escolar e não a militarização das escolas.
“Já temos elementos que mostram a falácia dessa proposta (da militarização)”. A deputada ainda relembrou a tragédia da escola em Suzano, São Paulo, na última semana, em que 10 pessoas foram mortas após um ataque.

“Acabamos de assistir o desastre que foi Suzano e a preocupação dos professores com as ameaças. Essas coisas começam a se difundir porque temos um presidente que ensina as pessoas a fazer sinal de armas com a mão”, disse Arlete, referindo-se ao presidente Jair Bolsonaro, que inclusive decretou, como uma das primeiras medidas assim que assumiu o governo, a ampliação e facilitação do acesso às armas.
O deputado distrital Fábio Felix (PSOL) reforçou que a militarização foi colocada em prática com base em uma farsa técnica. “Nós estamos aqui lutando contra esse modelo de militarização das escolas. Nós precisamos enfrentar esse modelo que já é a materialização da escola com partido. Precisamos também lutar pelo passe livre”, disse.

Enquanto há um consenso sobre a falácia e sobre a real efetividade da militarização das escolas, também há unanimidade sobre a importância da valorização dos profissionais da educação. “Nós queremos trabalhadores e trabalhadoras da educação com salário bom, valorizados e respeitados, afinal somos nós que estamos na escola construindo o futuro do País”, cobrou Denivaldo Alves, diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas do DF.

LULA LIVRE
O debate sobre a liberdade e pelo fim da tentativa de amordaçar os professores levou à discussão sobre a urgência, cada vez maior, da liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Lula está preso na tentativa que eles têm de calar a nossa boca, de militarizar o brasil. Não é por acaso. Cabe a cada um de nós enfrentar essa batalha, fazer esse combate, inclusive enfrentando os nossos próprios colegas que estão nas escolas iludidos, amedrontados, como no caso da militarização”, alertou Rosilene.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo