BannerDistrito Federal

Agrária e Campo Unitário organizam criação dos Comitês Populares de Luta no DF e Entorno

A Secretaria Agrária do PTDF está organizando, juntamente com as entidades que compõem o Campo Unitário do Distrito Federal e Entorno, a criação de diversos Comitês Populares de Luta. Nesta terça-feira (5), uma reunião foi realizada com integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, indicados para organizar os Comitês nos territórios ocupados pelo Movimento.

Durante o encontro, na sede do PTDF, Cláudia Farinha e Janjão, que compartilham a direção da Agrária, e Edneide Rocha e Rafael Bastos, definiram a agenda para a criação dos Comitês nas bases do MST.

No encontro, foi definida uma agenda pela realização de debates com as organizações que compõem o Campo Unitário para a criação desses espaços de luta. “O objetivo é, até o final de abril, termos conversado com todas as entidades que compõem o Campo Unitário para organizarmos os Comitês. Nas semanas seguintes teremos reunião com MLT, MATR, FETRAF e o STTR/DF”, explica Cláudia Farinha.

Ela complementa, ainda, que a mobilização para criação dos Comitês já está gerando debates, encontros, trazendo de volta a motivação gerada pelos movimentos de base. “Percebemos que há uma vitalidade nova com a chegada dos Comitês Populares. No campo, na cidade, há um entusiasmo de retomar o contato com o povo. De parte da Secretaria Agrária, vamos manter o foco na criação de diversos Comitês nas áreas onde os movimentos sociais ocupam”, diz.

Janjão aproveita para convocar a militância e os movimentos sociais, especialmente os do campo, para que criem os Comitês. Ele lembra que não é preciso muito esforço: “Como diz a palavra de Jesus na Bíblia, ‘quando dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, lá estarei presente’, é o mesmo com os Comitês Populares de Luta, duas ou três pessoas são o suficiente para acender uma estrela, uma luta, uma esperança de um Brasil melhor, naquele determinado local”, enfatiza.

No Distrito Federal, já são mais de vinte Comitês cadastrados no Casa 13 (casa13.pt.org.br). Em todo o país, cerca de quatro mil pessoas se inscreveram no curso Nova Primavera 2022, que vai preparar para a criação e organização de novos Comitês de Luta.

Os Comitês Populares podem ser presenciais ou online. Para criar o seu, siga os seguintes passos:

– Reúna presencial ou digitalmente um grupo de pessoas que queiram construir um Comitê;
– Defina em que rua, comunidade, bairro, cidade, local de estudo, local de trabalho ou luta setorial o Comitê vai atuar;
-Registre o Comitê na Plataforma (casa13.pt.org.br) e indique até três pessoas que vão receber os materiais e orientações, por e-mail, Whatsapp e Telegram; No Casa 13 há diversidade de ideias e informações para combater fake News e defender a democracia.
-Planeje e realize as atividades. É importante começar, mesmo que sejam atividades simples com um grupo pequeno.


PTDF

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo