Sem categoria

PT convoca militância do setor energético contra privatizações


Iniciativa é da Secretaria Nacional de Movimentos Populares e Políticas Setoriais, em conjunto com entidades sindicais dos petroleiros e eletricitários

Secretaria Nacional de Movimentos Populares e Políticas Setoriais, juntamente com a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), está convocando a militância petista que trabalha na cadeia da indústria, infraestrutura e produção do sistema energético do país para um debate virtual sobre soberania nacional e política neoliberal de privatizações.

PT também pretende reorganizar o seu Setorial de Energia por considerar a sua atuação como estratégica para o Brasil.

Distrito Federal

Para José Luiz Pereira, ex-dirigente do Stiu-DF e dirigente do PT no Distrito Federal, é importante que o partido discuta o setor: “Desde o golpe que depôs a presidenta Dilma, o setor elétrico tem sofrido ataques coordenados do grande capital transnacional. É, portanto, imperativo que o nosso partido discuta esse setor estratégico, juntamente com o de petróleo, a fim de consubstanciar no programa de governo uma nova proposta, capaz de reerguer a indústria nacional de energia, beneficiar o povo, preservar o meio ambiente e produzir riquezas”, afirma.

O dirigente explica que, aqui no DF, a situação não é diferente. Segundo ele, a privatização da CEB, realizada pelo governador Ibaneis Rocha, de forma conturbada, com vários questionamentos judiciais, “irá trazer consequências desastrosas para a população, indústria e desenvolvimento econômico, o que demonstra a necessidade de fortalecer, também, o Setorial de Energia do PT DF”.

José Luiz ressalta que a atividade do Setorial de Energia se conecta com a ação do PT DF, 13 Semanas de Ativismo do PT, uma vez que o setor energético tem um caráter transversal e sintoniza com vários temas que farão parte desse rol de atividades e mobilização social. “Nós, do Setorial de Energia, aplaudimos a iniciativa e nos somamos às atividades das 13 semanas de ativismo”, diz.

A reunião acontecerá nesta quinta-feira, primeiro de abril, a partir das 14 horas.

Abaixo a íntegra da carta de convocação:

CARTA À MILITÂNCIA DO SETOR DE ENERGIA DO PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT)

Aos/as
Companheiros e Companheiras,
Trabalhadores e Trabalhadoras da cadeia da indústria, infraestrutura e produção do sistema energético do Partido dos Trabalhadores.

É urgente o debate sobre a soberania nacional e a política neoliberal de privatizações do setor energético no Brasil.

O setorial energético é estratégico para o país. O Partido dos Trabalhadores convida a militância petista para a reorganização do setorial para debater e definir a agenda de organização, mobilização e ações políticas para os enfrentamentos no próximo período.

Convidamos a todos e todos para a reunião inaugural do setorial com a presença da Deputada Federal Gleisi Hoffmann, Presidenta Nacional do Partido dos Trabalhadores e da Deputada Fedral Erika Kokay – Frente Parlamentar em Defesa do Setor Energético

DATA: 01 de abril de 2021

HORA: 14:00 HORAS

Vera Lúcia da Cruz Barbosa

Secretaria Nacional de Movimentos Populares e Políticas Setoriais do Partido dos Trabalhadores (SNMP-PT)

Deyvid Bacelar

Coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP)

Nailor Gato

Coordenador do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo