Ações Parlamentares

Erika Kokay oficia Ibaneis contra despejos no DF enquanto durar a pandemia

A deputada federal Erika Kokay (PT-DF), coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da População em Situação de Rua, oficiou, nesta terça-feira (23), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, para manifestar posição contrária à derrubada de habitações próximas ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), após ação realizada por órgãos do GDF no dia de ontem. 

“É inaceitável a ação de despejo num contexto de agravamento da pandemia da Covid-19, em que a capacidade de atendimento das unidades de saúde do Distrito Federal encontra-se esgotada”, afirma Kokay. “A ação amplia a situação de vulnerabilidade e exposição à Covid-19. Por isso, sugerimos que as famílias alvo sejam atendidas numa perspectiva integral pelo GDF”, diz a parlamentar no documento. 

Erika Kokay argumenta que as famílias fixadas no local são compostas por trabalhadores (as) que atuam na coleta de material reciclável. “Eles ocupam a área para manter relação direta com a atividade produtiva que realizam, pois o material de coleta se concentra na região central do Plano Piloto”. 

A deputada questiona, ainda, a tentativa de retirada do Projeto Escola do Cerrado, braço pedagógico do Projeto Bsb Invisível, iniciativa de voluntários para garantir a permanência das crianças ali residentes no processo formal de educação no contexto da pandemia. “É urgente o fortalecimento da iniciativa, tendo em vista que as crianças necessitam de apoio e orientação no processo de estudo remoto”. 

“Compreendendo que a política de proteção da ordem urbanística do DF deve estar associada à preservação da vida e da dignidade humana, solicitamos que as ações de despejo sejam suspensas durante o período da pandemia”, finaliza.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo