BannerDistrito FederalGeralHomeNacional

Câmara vai homenagear Luiz Gushiken, ex-deputado constituinte e um dos fundadores do PT

Sessão solene será na próxima quinta (14), às 15h, no plenário Ulysses Guimarães


Numa iniciativa do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), a Câmara dos Deputados fará na próxima quinta-feira (14) uma sessão solene em homenagem a Luiz Gushiken, ex-ministro da Secretaria de Comunicação do governo Lula e um dos fundadores do PT. A solenidade será às 15h.

No requerimento, Chinaglia recorda que no próximo dia 13 completam-se 10 anos do falecimento de Gushiken, que além de ministro de Lula, entre 2003 e 2005, também exerceu três mandatos de deputado federal pelo PT (1987-1990, 1991-1994 e 1995-1999), sendo o primeiro como constituinte.

Nascido em Oswaldo Cruz (SP), casado com Elisabeth e pai de três filhos (Guilherme, Artur e Helena), Gushiken cursou administração de empresas na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi funcionário do Banespa de 1970 a 1999 e presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo de 1984 a 1986.

Em 1985, comandou uma das maiores greves da categoria registradas até hoje. À época da paralisação, defendeu salários dignos e melhores condições de trabalho, conquistando vitórias importantes para a categoria, como o tíquete-refeição e o auxílio-creche/babá.

Além de bancário, Gushiken foi dirigente do PT e da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Exerceu, também, o cargo de presidente nacional do PT (1988 a 1990) e duas vezes foi coordenador da campanha de Lula a presidente (1989 e 1998). Esteve também entre os coordenadores da vitoriosa campanha de Lula à presidência em 2002.

Depois de deixar a Secretaria de Comunicação em 2005, Gushiken passou a ocupar a chefia do Núcleo de Assuntos Estratégicos (NAE) da Presidência da República, de onde se demitiu em novembro de 2006.

Livro
No dia 18 deste mês, a Fundação Perseu Abramo lança na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) o livro “A Nova Ordem Luiz Gushiken”, em homenagem ao ex-ministro. A obra, organizada pela jornalista Fernanda Otero, recupera a trajetória de Gushiken pelos olhos e memórias daqueles que conviveram com ele.

São textos de 67 autores, entre eles Lula, que era amigo pessoal de Gushiken. No livro constam ainda uma carta que ele deixou ao presidente Lula e um de seus textos, uma tese sobre uma nova ordem mundial para a governabilidade do planeta.

Contribuem também com suas memórias sobre Gushiken o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Aloizio Mercadante, a ex-presidente Dilma Rousseff, o vereador Eduardo Suplicy, o ex-ministro José Dirceu, Arlindo Chinaglia, Rui Falcão, entre outros. A obra será lançada ainda em Recife e Indaiatuba (SP).

Uma versão em audiobook está sendo organizada e será o primeiro lançamento da Editora da Fundação Perseu Abramo no formato.

Gushiken faleceu aos 63 anos em 2013, no dia 13 de setembro.

Redação PT na Câmara

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo