Noticia

Erika Kokay pede instalação de Comissão Especial para acompanhar fechamento das fábricas da Ford no Brasil

A deputada Federal Erika Kokay (PT-DF), junto com deputados da Bancada do PT e demais partidos de esquerda, apresentaram requerimento solicitando a instalação de uma Comissão Externa para acompanhar as negociações e iniciativas para solucionar os conflitos gerados pelo encerramento das fábricas da Ford no Brasil, além de buscar entendimentos e experiências internacionais que sirvam de inspiração para implantação de políticas de desenvolvimento da indústria no Brasil.

Segundo o documento, os parlamentares consideram que o “assombroso cenário de desemprego, informalidade, desalento, subutilização da força de trabalho, fechamento de micro e pequenas empresas, o encerramento de fábricas com potencial produtivo, que impacta em dezenas de milhares de postos de trabalho, bem como uma perda arrecadatória para o país, é um episódio que requer acompanhamento e atitude por parte do Parlamento”.

O fechamento das fábricas da Ford devem provocar a demissão de cerca de 120 mil trabalhadores direta e indiretamente. Os parlamentares afirmam que a manutenção da capacidade produtiva, os postos de trabalho, o complexo industrial e comercial e a própria industrialização do país são assuntos de alta relevância nacional. “O Poder Legislativo deve investigar, in locu, informações a respeito dos impactos sociais e conjunturais do evento, bem como para conhecer melhor as circunstâncias e, especialmente, identificar as medidas cabíveis de enfrentamento e resistência na esfera de sua competência”, afirma o documento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo