Ações Parlamentares

Arlete Sampaio cobra que GDF providencie plano de imunização contra a COVID-19

A deputada distrital Arlete Sampaio cobrou, via indicação protocolada nesta quarta-feira (9), que o governo Ibaneis Rocha providencie com urgência um plano de imunização e estratégia de implementação da vacina contra o novo coronavírus, a COVID-19, no Distrito Federal. A deputada também pede que o governo providencie, com urgência, a aquisição de insumos e equipamentos para a conservação das vacinas e aplicação da mesma na população, visando a imunização da população de forma rápida e organizada.

Além disso, Arlete Sampaio encaminhou requerimento solicitando informações ao governo do Distrito Federal sobre o plano de imunização contra o novo coronavírus. Conforme amplamente noticiado, o governador Ibaneis Rocha já informou que seguirá determinação do Ministério da Saúde e não há, até o momento, nenhuma estratégia de implementação da vacinação no Distrito Federal. A deputada pede, entre outras informações, dados sobre ações realizadas para aquisição de insumos e equipamentos para armazenamento da vacina, bem como sua aplicação na população; e o plano de ação junto aos profissionais de saúde para orientação dos mesmos quanto ao processo de vacinação.

Para Arlete, é lamentável a ausência de um trabalho de coordenação político-administrativa do Ministério da Saúde para atualizar o Programa Nacional de Imunização e incluir a vacina contra o novo coronavírus neste cronograma. A deputada lamenta o alinhamento de Ibaneis Rocha às políticas de Bolsonaro e a inércia do governador do DF em relação à vacina.

“Lamento profundamente a atitude de Ibaneis que não foi à reunião no Ministério da Saúde nesta terça-feira (8) e nem encaminhou representante. É um equivoco absurdo que ele está cometendo. Seria importante que nos tivéssemos um plano de vacinação para o DF, até porque existe uma vacina que está sendo produzida aqui na capital federal, a Sputnik V. Também precisamos ter uma iniciativa concreta, por parte do GDF, para comprar vacinas, seringas, estruturação de equipes”, justifica a deputada Arlete Sampaio.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo