Noticia

Protesto em Paris contra projeto de lei que torna crime divulgar vídeo sobre violência policial

As informações abaixo são da Ansa:

O terceiro sábado consecutivo de protestos contra o artigo 24 da nova lei de segurança global teve confrontos e confusão em Paris. Carros foram queimados, vitrines foram quebradas e a polícia lançou bombas de gás contra um grupo de manifestantes, além de prender 22 pessoas.

Os franceses protestam contra o artigo que considera crime tornar público cenas e gravações de agressões consideradas “ilegais” de policiais contra cidadãos.

Os atos ganharam ainda mais força por conta de dois episódios recentes: a revelação, por imagens de um circuito interno de câmeras, da agressão de quatro policiais contra o produtor musical Michel Zecler, dentro de seu estúdio, sem motivação justificada, e a ação violenta da polícia para desmantelar um acampamento de migrantes também em Paris.

Para os críticos da nova legislação, o texto viola “a liberdade de imprensa, de expressão e de manifestação”, além de prever “instrumentos de vigilância em massa”. O presidente do país, Emmanuel Macron, informou que iria propor mudanças no polêmico artigo, mas os manifestantes querem a revogação total do projeto.

Via DCM

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo