Noticia

Vergonhosa votação de golpe no Senado – PL 3.877/2020

O PL 3.877/2020 dá um cheque em branco sem limite para o Banco Central remunerar a sobra de caixa dos bancos, sem sequer indicar a fonte de recursos (LRF art 17) ou o impacto orçamentário (CF art 113 ADCT) dessa benesse.

Essa operação é extremamente danosa à economia, pois o dinheiro que deveria ser usado para empréstimos a juros baixos para empresas e famílias fica depositado no Banco Central, rendendo juros somente aos bancos, gerando uma falsa escassez de moeda na economia, o que empurra as taxas de juros de mercado para patamares elevadíssimos!

A circulação do dinheiro na economia fica prejudicada devido às excessivas taxas de juros, levando as empresas à falência e a queda do PIB, como aconteceu em todos os momentos em que o volume dessa operação atingiu níveis muito elevados (2009, 2015, 2020).

Ao contrário de enxugar esse volume brutal de moeda (volume atingiu R$1,7 trilhão em setembro) e ainda gastar centenas de bilhões de reais para remunerar, outros países estão injetando dinheiro na economia! Inúmeros erros permeiam a justificação do PL 3.877/2020 (de autoria do senador Rogério Carvalho PT/SE) e o relatório (da senadora Katia Abreu (PP/ TO) vergonhosamente aprovado no Senado em plena pandemia, na correria, sem debate e sem justificativa, a não ser sacramentar e aprofundar privilégios para bancos!
#ÉHORAdeVIRARoJOGO

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo