Noticia

Memória destruída: derrubada do casarão de dona Neguinha é um crime

A Secretaria de Cultura do Partido dos Trabalhadores no Distrito Federal denuncia a derrubada na última quarta-feira (30/09) do Casarão de Dona Negrinha. Planaltina, com seus mais de 200 anos de história, viu tombar, no sentido negativo do termo, mais um de seus lugares de memória.

A destruição deste patrimônio arquitetônico representa mais uma descaracterização da cidade. Aos poucos a cidade e o país vão perdendo as referências das histórias centenárias do nosso Planalto Central.
Planaltina é o núcleo urbano mais antigo do Distrito Federal. Sua história remonta à 1811, quando foi construída a Capela de São Sebastião, durante o ciclo da mineração na região no século XIX.

Os governos Ibaneis e Bolsonaro não possuem políticas para o restauro e a manutenção do patrimônio material do DF. Parecem querer um povo sem história, sem memória, para melhor dominá-lo. Várias outras edificações de estilo neocolonial e de outros períodos e estilos na cidade se encontram em situação de abandono e deterioração.

Mas seguiremos resistindo. Nas associações que lutam pela preservação do nosso patrimônio cultural, nas praças, museus, nos parlamentos, nas escolas e universidades, estudando, ensinando e lutando pela nossa história, pelo nosso presente e futuro, unindo memória e invenção.

Secretaria de Cultura do PT-DF

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo