Noticia

Grupo indígena criticado por Heleno leva prêmio de direitos humanos nos EUA

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) foi anunciada como a vencedora do Prêmio Internacional Letelier-Moffitt de Direitos Humanos 2020, do Instituto de Estudos Políticos de Washington (EUA). O reconhecimento aumenta a pressão sobre o governo brasileiro, já duramente afetado por críticas internacionais diante de seu comportamento na Amazônia, em temas de direitos humanos e, mais especificamente, sobre a questão indígena.

A premiação ocorre uma semana depois de o presidente Jair Bolsonaro usar a tribuna na ONU (Organização das Nações Unidas) para culpar os indígenas pelas queimadas no país e atacar ONGs por crimes ambientais.

O reconhecimento é ainda um golpe contra um dos principais homens do governo, general Augusto Heleno. Há poucas semanas, o chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) acusou em suas redes sociais a APIB de “crimes lesa-pátria” por manchar a imagem do Brasil no exterior e de estar envolvida com atores internacionais de esquerda, o que, na avaliação do general, incluiria o ator Leonardo Di Caprio.

Clique aqui para ler a matéria de Jamil Chade na íntegra em “UOL”

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo