Ações ParlamentaresNoticia

Erika Kokay cobra transparência do secretário de Saúde do DF

A deputada Federal Erika Kokay (PT-DF) cobrou do secretário de Saúde do Distrito Federal, Osney Okumoto, ações que visem aumentar a transparência nos gastos do GDF com o combate à pandemia do coronavírus. A reunião da Comissão Especial de Enfrentamento à Covid-19 contou com a participação da bancada de deputados e senadores do Congresso Nacional e dos deputados distritais.

“É muito importante que possamos assegurar transparência nas ações do GDF porque o que estamos assistindo é a cúpula da secretaria de saúde presa. A secretaria tem que responder a isso e não negar ou atuar como se não tivesse existindo essa crise”, afirmou a parlamentar. A deputada ainda concluiu afirmando que ao invés de dar transparência aos Atos, o GDF tenta impedir que a CLDF faça uma investigação sobre a atuação do governo durante a pandemia.

“Essa crise não pode ser negada. O negacionismo pereniza os problemas e não ajuda a resolvê-los. Nesse sentido nós estamos vendo, infelizmente, que há um loteamento do próprio Estado, uma entrega de cargos à Câmara Legislativa, tudo isso na perspectiva de uma negociação para impedir a instalação da própria CPI”, declarou Kokay.

O secretário afirmou que a secretaria está verificando com os técnicos porque determinados processos estão chegando em locais de fiscalização e não há essa disponibilização. “A ideia é que a gente disponibilize isso integralmente, de todos os processos a partir da nossa gestão, que eles sejam disponibilizados no portal da transparência, para que qualquer cidadão do Distrito Federal possa ter acesso integralmente a todos os documentos”, declarou Okamoto.

A Comissão Especial de Enfrentamento à Covid-19 no Distrito Federal se reúne todas as segundas-feiras para debater o enfrentamento à pandemia na capital do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo