Noticia

Arlete Sampaio defende recondução Marcia Abrahão ao cargo de reitora da UnB

Arlete Sampaio defende recondução Marcia Abrahão ao cargo de reitora da UnB

Reeleita ao cargo de reitora da Universidade de Brasília (UnB) com mais da metade dos votos, Márcia Abrahão terá o nome avaliado pelo Ministério da Educação e por Jair Bolsonaro antes de ser reconduzida ao cargo. No entanto, desde que assumiu a Presidência, Bolsonaro não tem seguido a vontade acadêmica ao nomear os reitores das universidades federais.

Foi o que aconteceu nesta semana, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em que Bolsonaro nomeou como reitor Carlos André Bulhões Mendes, o terceiro mais votado na eleição interna.

De acordo com dados divulgados pelo portal Metrópoles, Bolsonaro já recebeu 38 listas tríplices de universidades que tiveram eleições até este momento. No entanto, em nove delas, o nome do vencedor não foi o respeitado. Há um caso em que o escolhido por Bolsonaro sequer fazia parte daqueles que participaram da eleição e foram votados pela comunidade acadêmica.

Arlete Sampaio parabenizou a chapa eleita e reforçou a necessidade de garantir os preceitos Constitucionais da democracia e da Autonomia Universitária, por meio da nomeação e recondução aos cargos de reitora e de vice-reitor da UnB.

“Esta votação representa o reconhecimento, por parte da Comunidade Acadêmica, do trabalho da atual gestão nos últimos quatro anos”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo