Noticia

Rio Guandu: o rio mais poluído do Brasil

O rio Guandu foi considerado o rio mais poluído do Brasil em 2015. Anualmente o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com base em dados coletas pela Agência Nacional de Águas (ANA) e outros órgão ambientais, publica o Índice de Qualidade das Águas (IQA).

Com base nos resultados do último índice, publicado em 2015, a Aquaflux – Consultoria Ambiental em Recursos Hídricos, fez um ranking com os 5 rios mais poluídos do Brasil.

5º Lugar – Rio Doce (Minas Gerais)

O rio Doce drena uma bacia de 83.400km², num percurso de 853km e banha o Estado de Minas Gerais e Espírito Santo. O trecho mais poluído, segundo IBGE, está no estado de Minas Gerais.

4º Lugar – Rio Paraíba do Sul (Rio de Janeiro)

O rio Paraíba do Sul possui uma bacia com 56.500km². Nos seus 1.137km de comprimento, drena os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. É o principal rio do estado do Rio de Janeiro. Os principais responsáveis pela poluição e degradação do Paraíba são os resíduos industriais, esgoto de grande parte dos municípios que atravessa, além da intensa extração de areia e vegetação ciliar.

3º Lugar – Rio Tietê (zona metropolitana de São Paulo)

É um dos mais importantes rios de São Paulo. Passa por 62 municípios, atravessando praticamente todo o estado num percurso de 1.136km. Nasce no município de Salesópolies, na Serra do Mar e possui área de drenagem de 5.985km². Suas maiores fontes de poluição são os despejos industriais e urbanos. Dos 34 municípios que lançam o esgoto em suas águas, mais da metade lança seus rejeitos sem qualquer tratamento. Já foi considerado o rio mais poluído do Brasil, o que mostra que há um esforço para a recuperação da qualidade de suas águas.

2º Lugar – Rio das Velhas (Minas Gerais)

Com uma bacia hidrográfica de 29,170km² e comprimento de 801km, o rio das Velhas é um importante rio de Minas Gerais e o principal afluente em extensão do rio São Francisco. Além de receber o despejo de esgoto de seus afluentes, em suas águas também são despejados metais pesados provenientes do parque industrial da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

1º Lugar – Rio Guandu (Rio de Janeiro)

Responsável por abastecer grande parte da Região Metropolitana do Rio de Janeiro – RMRJ, com a transposição das águas do rio Paraíba do Sul, o rio Guandu é hoje o rio mais poluído do Brasil. Recebe as águas poluídas dos rios Poços/Queimados e Cabuçu/Ipiranga, que recebem esgoto de áreas densamente urbanizadas e carentes de infraestrutura.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo