Noticia

Nota de Solidariedade: a Pedro Sangeon, o grande “Gurulino”

O Brasil tem vivido momentos inimagináveis de retrocesso. Todo o avanço civilizatório que obtivemos nos direitos sociais e humanos estão sendo diuturnamente erodidos nas ações promovidas pelo Governo Federal e pelos Governadores que se alinham a ele.

Entre todos esses retrocessos, o uso do aparato policial de estado para calar as vozes dissonantes era a nossa última fronteira. Mas até este limite já ultrapassamos. Um dos setores que mais sofre com essas repressões é o cultural. Após a aprovação do absurdo projeto de lei de censura cultural, o DF fica sabendo de mais um absurdo caso de violência e preconceito cultural.

Ficou público agora que em junho passado policiais militares e civis da região do Paranoá, prenderam arbitrariamente e submeteram à tortura psicológica e física o artista plástico Pedro Sangeon, que com sua obra em torno do queridíssimo personagem Gurulino enseja a reflexão sobre toda forma de opressão. Pedro é um ícone de Brasília e sua obra foi premiada recentemente pelo próprio Governo do Distrito Federal que agora o persegue.

O Partido dos Trabalhadores do Distrito Federal (PT/DF) vem à público se solidarizar a Pedro Sangeon pelas agressões físicas, morais e psicológicas sofridas. Não podemos aceitar tal retrocesso em nossa comunidade e na vida de deste país. Defenderemos sempre o estado de direito e as garantias civis de todas e todos os brasileiros. Nossa bancada parlamentar distrital irá também denunciar o ocorrido e procurar meios legais para que se investigue o mais rápido possível essa situação de violência aos direitos humanos e culturais.

Exigimos punição exemplar para os envolvidos. Que nunca nos esqueçamos, que nunca mais aconteça.

Brasília, 01 de setembro de 2020

JACY AFONSO

Presidente Regional do PT/DF

COMISSÃO EXECUTIVA REGIONAL – PT/DF

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo