Ações Parlamentares

Bancada Federal pede abertura de CPI para investigar irregularidades da Secretaria de Saúde do GDF durante a Pandemia

A Bancada Federal do DF no Congresso Nacional entregou nesta quarta-feira (26) documento endereçado ao presidente da Câmara, deputado Rafael Prudente (MDB), pedindo urgência na abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia. Os (as) parlamentares foram recebidos pelo vice-presidente da CLDF, deputado Rodrigo Delmasso (Republicanos),  e contaram com apoio dos deputados progressistas da CLDF, Arlete Sampaio (PT), Chico Vigilante (PT), Fábio Félix (PSOL) e Leandro Grassi (REDE).

O documento afirma que a CPI é fundamental para aprofundar as investigações sobre irregularidades nas aplicações dos recursos destinados ao combate à Covid-19 no Distrito Federal. “Há uma série de questões a serem esclarecidas, tais como as compras e contratações feitas para o enfrentamento à Covid-19 tanto pela Secretaria de Saúde quanto pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federa”, explicita o documento.

Na ocasião, a deputada Erika Kokay (PT) cobrou que a CLDF cumpra uma das funções primordiais do parlamento, a fiscalização do Executivo local. “Nós estamos falando de uma população que precisa urgente uma população que precisa saber o que está acontecendo com os recursos que eram para combater o mais grave problema de saúde pública dos últimos 100 anos”, declarou a parlamentar.

Na CLDF, 12 dos 24 deputados já assinaram o pedido de abertura da CPI, que agora aguarda decisão do Colegiado de Líderes da Casa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo