Distrito Federal

Sinpro-DF defende a continuidade do uso das máscaras nas escolas

O Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF) defende a continuidade do uso de máscaras de proteção nas escolas, contrariando a determinação do governador Ibaneis Rocha (MDB), de abolir a obrigatoriedade do acessório em lugares fechados. Nas escolas, a medida valerá apenas para os alunos. Profissionais de educação continuam obrigados a usar a máscara. De acordo com a Secretaria de Saúde do DF, a maioria das crianças de 5 a 11 anos ainda não foram vacinadas. Algumas escolas da rede pública decidiram tornar facultativo o uso da máscara. 


Para o Sinpro-DF, a decisão do GDF foi feita sem a apresentação de estudos científicos que comprovem estabilidade ou queda do número de infecções, internações e mortes pela Covid-19. A entidade entende que, para as escolas públicas do DF, a suspensão desse protocolo de segurança tem potencial para estabelecer um cenário sanitário, no mínimo, preocupante.


“A realidade da maioria das nossas escolas é de superlotação. Há turmas com 47 estudantes. Não é possível fazer distanciamento entre estudantes, e depois da vacina, a máscara ainda é nossa maior proteção. Por isso, é importante que as pessoas se sensibilizem, e que os cuidados para superar a pandemia e suas graves consequências sejam mantidos. Essa é uma ação pensando no bem coletivo”, avalia a diretora do Sinpro-DF Rosilene Corrêa.


O fim da obrigatoriedade da utilização de máscara de proteção contra a covid-19 em lugares fechados foi estabelecido pelo decreto 43.072, publicado no Diário Oficial do DF, nesta quinta-feira (10). O Sinpro-DF entende que, pelo documento, não fica claro se o fim do protocolo de segurança será adotado, também, nas escolas públicas.


A maioria dos estados e capitais que experimentam a liberação do uso de máscara manteve a necessidade do cumprimento do protocolo dentro de sala de aula, entre eles Belo Horizonte, Boa Vista, Macapá, Campo Grande e São Paulo.h


Os últimos dados da Secretaria de Saúde do DF mostram que 141 mil crianças de 5 a 11 anos não receberam nenhuma dose da vacina contra a covid-19. Nessa faixa etária, 47,48% das 268.208 crianças tomaram a primeira dose do imunizante. De toda população apta a se vacinar, apenas 34,63% tomou a dose de reforço ou a adicional.


Na quarta-feira (9), o DF registrou 380 novos casos de Covid-19 e pelo menos seis mortes pela doença. A taxa de transmissão do vírus está em 0,60, ou seja, para cada 100 pessoas infectadas, a doença é transmitida para outras 60.

Nota oficial

Em nota oficial, a Secretaria de Educação do DFR afirma que, “Diante do decreto nº 43.072, publicado na quinta-feira (10), a Secretaria de Estado de Educação esclarece que o uso de máscara facial não é mais obrigatório para os estudantes da rede pública de ensino. Os estudantes com seus pais ou responsáveis decidem se usam ou não a máscara. As escolas, porém, não exigirão que o façam. Por outro lado, em respeito à Lei Distrital nº 6.559/20, os profissionais de educação continuam obrigados a usar a máscara.”

Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/euestudante/educacao-basica/2022/03/4992050-sinpro-df-defende-a-continuidade-do-uso-das-mascaras-nas-escolas.html

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo