Ações ParlamentaresNoticia

Erika Kokay debate situação dos terceirizados da UnB

A deputada Federal Erika Kokay (PT-DF) esteve reunida com empresas que prestam serviços terceirizados para a Universidade de Brasília (UnB), representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub) e da reitoria da instituição para debater uma extensa pauta de reivindicações da categoria. Entre os principais pontos, estão a garantia que as empresas cumpram o acordo coletivo, a disponibilização de itens de higiene (álcool em gel, máscaras e etc), pagamento dos vales alimentação e transporte, e concessão do auxílio saúde, previsto na convenção coletiva de 2020.

O coordenador-geral do sindicato, Edmilson Lima, afirmou que as empresas não vem cumprindo os acordos coletivos, estabelecidos na convenção de 2020, além de não estarem disponibilizando itens de higiene, fundamentais na prevenção ao coronavírus, para os trabalhadores que continuam exercendo suas funções. A deputada Erika Kokay lembrou que as empresas têm que cumprir o acordo coletivo já que esse tem força de lei e cobrou que as empresas prestem toda assistência aos trabalhadores durante a pandemia.

As empresas que participaram da reunião, Life, RCA e Servite, se comprometeram a buscar uma solução à pauta apresentada, em uma nova reunião a ser marcada pela parlamentar. Erika Kokay também se comprometeu a buscar, entre os parlamentares da bancada do DF, soluções orçamentárias para que a UnB continue honrando os compromissos durante a pandemia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo