Enfrentando o coronavírus

Auxílio emergencial: Seu cadastro foi negado? Saiba como contestar o resultado

Do site: recontaai.com.br

De por Tarsila Braga

Cidadão pode solicitar uma nova análise do seu cadastro em casos de pedidos negados ou resultados inconclusivos. Veja passo a passo como contestar!

Siga a página do Reconta Aí no Instagram.
Siga a página do Reconta Aí no Facebook.
Adicione o WhatsApp do Reconta Aí para receber nossas informações.

Milhares de brasileiros estão sendo surpreendidos com o pedido do auxílio emergencial negado. Além disso, muitos outros se depararam com a informação de “dados inconclusivos”.

Para quem está em uma dessas situações e não concorda com o resultado, saiba que é possível solicitar uma nova análise pela Dataprev.

De acordo com a Caixa, quando o auxílio emergencial é negado, o motivo é informado ao cidadão. Mas alguns desses motivos podem sim ser contestados. São eles:

– Ter emprego formal;
– Óbito de membro da família;
– Recebe algum benefício (Seguro-Desemprego, Seguro Defeso ou INSS);
– Tem renda familiar mensal superior a 3 salários mínimos ou meio salário mínimo por pessoa.

Já nos casos em que a resposta da Dataprev ao pedido dos R$ 600 foi “dados inconclusivos”, será preciso fazer um novo cadastro.

Esse resultado se dá pelo fato da empresa pública analisar o CPF do cidadão em toda a sua base de dados e mesmo assim necessitar de mais informações. Dessa forma, os dados adicionais deverão ser fornecidos por quem fez o cadastro.

Leia também:
– Auxílio emergencial: Passo a passo de como sacar o dinheiro nas lotéricas ou caixas eletrônicos
– Live Roda Reconta: Dúvidas com o Auxílio Emergencial? Explicamos no YouTube
– Justiça determina prazos para aprovação de cadastro e pagamento

Como contestar o resultado?

1: Acesse o site ou aplicativo do auxílio emergencial e selecione a opção Acompanhe a sua solicitação. Na tela em que aparece a informação de que o auxílio emergencial foi negado e o motivo, irá aparecer Realizar nova solicitação e Contestar essa informação.

Caso você tenha preenchido alguma informação errada quando realizou o cadastro, você deverá clicar na primeira opção (pule para o passo a passo logo mais abaixo).

Mas se você tem certeza de que informou os dados corretamente e não concorda com o motivo pelo qual o seu auxílio foi negado, clique em Contestar essa informação.

2: Irá aparecer um quadro perguntando se você realmente quer contestar o motivo de não aprovação do auxílio emergencial. Então clique em Continuar.

3: Em seguida, clique em Continuar, afirmando que o motivo apresentado não corresponde a sua situação atual.

4: Assinale os dois quadradinhos com informações onde você se declara ciente do que está informando e clique em Continuar.

5: Pronto, sua contestação foi enviada para análise da Dataprev. Agora é só ficar de olho no resultado. Para saber como acompanhar o resultado, clique aqui.

Contestar

Como refazer o cadastro?

1: Acesse o site ou aplicativo do auxílio emergencial e selecione a opção Acompanhe a sua solicitação. O resultado da sua solicitação poderá ser Dados inconclusivos ou Auxílio Emergencial não aprovado. Em ambos os casos você poderá clicar em Realizar nova solicitação.

2: Preencha os campos com suas informações, incluindo nome, CPF, data de nascimento e nome da mãe. Em seguida, marque a opção Não sou um robô e clique em Continuar.

Contestar

3: Para receber o código de verificação e acessar a plataforma, preencha o número do seu celular, informe a operadora e clique em Continuar.

4: Após inserir o código de verificação, informe a sua renda mensal e a atividade que você exerce. Depois clique em Continuar. Caso não encontre a sua atividade profissional, marque a opção Outros.

5: Em seguida, informe o seu endereço completo e clique em Continuar.

6: Na próxima tela, informe o grau de parentesco das pessoas que moram na sua residência e clique em Continuar.

7: Confira se todos os dados preenchidos estão corretos e, então, clique em Concluir sua solicitação.

8: Pronto, sua contestação foi enviada para análise da Dataprev. Agora é só ficar de olho no resultado. Para saber como acompanhar o resultado, clique aqui.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo