Noticia

Bombeiros do DF expostos ao novo coronavírus

BSB-Capital,
12/05/2020 às 15:50, Atualizado em 12/05/2020 às 16:15

Dentro dos grupamentos, agem como se a pandemia não existisse e alguns coronéis zombam da covid-19

As imagens publicadas nas redes sociais dos próprios bombeiros confirmam o descaso da corporação com as normas de segurança contra a covid-19

Na linha de frente de todas as crises e sempre dispostos ao trabalho a qualquer hora do dia ou da noite, os bombeiros militares do Distrito Federal estão, a cada dia, mais acuados. O Brasília Capital teve acesso a imagens que mostram soldados e oficiais  trabalhando sem tomar as devidas precauções e sem seguir as recomendações que evitam o contágio e a proliferação da covid-19, como o uso de máscaras e o afastamento mínimo entre as pessoas.

Com isso, muitos deles estão sendo contaminados dentro da corporação e disseminando a doença entre familiares, amigos e vizinhos. De acordo com informações apuradas pela reportagem, pelo menos dois bombeiros foram internados no Hospital Santa Lúcia, no Plano Piloto, e um terceiro deu entrada, junto com a esposa, no Hospital Santa Marta, em Taguatinga. Todos precisaram receber oxigênio por meio de respiradores artificiai.

Fontes consultadas pelo Brasília Capital, que pedem para não ser identificadas por temerem represálias, dizem que o comportamento de andar pelos quarteis sem máscara e sem manter a distância devida entre os colegas de corporação é incentivada até por coronéis que comandam as unidades. Segundo os informantes, esses oficiais chegam a dizer que o novo coronavírus e a covid-19 “são besteiras”.

Fotos enviadas ao jornal revelam a falta de cuidado que tem ocorrido dentro do CBMDF e a causa das contaminações. Durante a separação e distribuição de cestas básicas, os bombeiros não tomaram nenhum cuidado e empacotaram os mantimentos sem máscaras, sem luvas, de bermudas e camisetas. Com isso, arriscam contaminar também as vítimas da fome provocadas pelo novo coronavírus.

Reprodução: Instagram

O Brasília Capital solicitou ao Centro de Comunicação Social (Cecom) do CBMDF um balanço sobre como está a convivência da corporação com a covid-19 e os números de contaminados, doentes em quarentena, internados e óbitos. Mas até o fechamento desta matéria nada havia chegado nos e-mails do jornal.

Informações obtidas por telefone dão conta de que há um boletim interno, divulgado todo dia, às 18h, com todos esses dados. “Mas se trata de uma informação interna”, disse a subtenente ao jornal. Confira as fotos dos bombeiros no quartel sem o menor cuidado com os perigos da contaminação pelo novo coronavírus.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo