BannerNoticia

PT cobra explicações do Ministério da Saúde sobre aplicativo oficial que reforça redes sociais bolsonaristas

A Bancada do PT na Câmara denunciou, nesta segunda-feira (27), uma ação suspeita do Ministério da Saúde junto com o Twitter no Brasil para direcionar a redes sociais bolsonaristas internautas que vão à procura de informações sobre a pandemia de coronavírus. Segundo a denúncia, o aplicativo Coronavírus SUS, para aparelhos móveis, é utilizado para direcionar usuários em busca de informação sobre a pandemia para mensagens de twitter de pessoas do governo ou ligadas a ele.

A denúncia foi feita pelo líder da Bancada, Enio Verri (PT-PR), e os deputados Alexandre Padilha(PT-SP) Carlos Zarattini (PT-SP) e  Rui Falcão (PT-SP).  

A bancada reagiu com quatro iniciativas. Encaminhou ofício ao ministro da Saúde, Nelson Teich, pedindo informações sobre o caso e a suspensão imediata da ilegalidade; comunicou o fato ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, para que incorpore a denúncia às investigações sobre a indústria de fake news no País; e também enviou ofício a Fernando Gallo, da direção do Twitter no Brasil.

Ilegalidades

Os parlamentares do PT encaminharam igualmente, em caráter de urgência, um requerimento à Comissão Externa da Câmara para Ações Preventivas do Coronavírus no Brasil a fim de se tomar as devidas providências em relação ao indicativo de ilegalidades perpetradas pelo “Twitter Brasil” a partir de site oficial. Os parlamentares solicitam à Comissão da Câmara que requeira à direção da empresa que corrija o problema, para que o aplicativo Coronavírus SUS mantenha os objetivos sociais e de saúde pública.

Segundo os petistas, há uma “grande contradição e uma elevada ilegalidade perpetrada pela rede social Twitter, na medida em que, a partir de um site oficial (Coronavírus SUS) , que tem o objetivo de orientar, educar e prevenir a população sobre os perigos e as medidas que devem ser adotadas para evitar a disseminação do vírus no País, chega-se, por direcionamento do microblog,  às páginas bolsonaristas.

Prints

Os deputados, com vários prints tirados no começo da tarde desta segunda-feira que comprovam a denúncia, afirmam que as redes sociais a que são levados os internautas a partir do aplicativo do Ministério da Saúde  são de “usuários que pregam, diuturnamente, a partir das orientações deletérias e criminosas do Chefe do Poder Executivo Federal e de seus acólitos, seguidores e apoiadores, o boicote ao isolamento social e às medidas sanitárias nacionais e internacionais para o combate à pandemia que assola nosso País.” Entre eles, o vereador Carlos Bolsonaro (RJ) e a deputada Bia Kicis (PSL-DF), ambos ligados à extrema direita do País.

De acordo com a denúncia, o redirecionamento ocorre com usuário que não possui conta no “twitter”: a partir do momento em que escolhe navegar pelo aplicativo, clicando a trilha – “dicas oficiais – “ver mais” (ícone à direita) é levado para as páginas oficiais de pessoas e ativistas (de direita) que fazem parte do grupo político que comanda o governo Jair Bolsonaro ou lhe dá sustentação política, na mesma linha ideológica, no âmbito do Poder Legislativo Federal e na sociedade civil.

No ofício ao Twitter do Brasil, os petistas lembram que a rede social de alcance mundial “deve ter um compromisso social com a qualidade, segurança e veracidade das informações que ali circulam”.

Para os petistas, o ocorrido é uma ilegalidade e uma prática antidemocrática, uma vez que o usuário redirecionado não tem a “possibilidade de conhecer perfis díspares, com posições políticas e sanitárias diversas” dos direitistas beneficiados pelo algoritmo.

Leia a íntegra dos documentos:

Teich Ministério da Saúde – Aplicativo Coronavírus SUS – Navegação – Twitter – direcionamento – providências – 27.4 (1)

Twitter Brasil – Coronavírus – Navegação – direcionamento – providências – 27.4 -2

PT na Câmara

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo