Noticia

Mortes por Covid-19 no Brasil podem ser ainda maiores em função dos atrasos nas estatísticas da Saúde, diz pesquisador

Professor da USP alerta que país vive ‘apagão’ nas bases de dados oficiais sobre o coronavírus, o que deixa dimensão real da doença ‘no escuro’

Com um atraso expressivo na notificação das mortes pela Covid-19 e entraves na transparência das bases de dados nacionais, o Brasil se encontra no escuro quanto à dimensão da pandemia do novo coronavírus no país, alertam especialistas. Na avaliação do professor do instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP) Paulo Inácio Prado, que também é integrante do Observatório Covid-19 BR, os brasileiros vivem um “apagão” de estatísticas, e o número de mortes é maior do que indica o Ministério da Saúde

O principal motivo é o atraso entre a ocorrência de um óbito por Covid-19 e a notificação da morte na base do Ministério da Saúde. Em alguns casos, esse intervalo é de dez dias ou mais. Prado afirma que a demora na testagem pode ser um dos fatores que contribuem para esse cenário, mas não o único, e que a pasta deixou de informar o detalhamento da data das mortes de cada paciente, o que permitiria o parâmetro. 

NordesteCom 100% de leitos de UTI ocupados, Ceará projeta 250 mortes por dia em maio

— Já é de causar espanto que haja pessoas falecidas sem o resultado do teste. Isso não é normal. A maioria dessas pessoas que faleceram devem ter evoluído para o estado grave, a maioria delas devem ter sido hospitalizadas, e é no momento da hospitalização que se registra como caso grave suspeito e o teste é encaminhado — explica Prado. — O Ministério da Saúde não explica a razão dessa discrepância de datas. O fato desse atraso existir já sugere que tem um problema na notificação.PUBLICIDADE

LetalidadeNo Brasil, um quarto dos mortos por coronavírus está fora dos grupos de risco

Por isso, os dados anunciados diariamente pela pasta representam, na prática, uma fotografia do Brasil há pelo menos sete dias. Procurado pelo GLOBO, o ministério reconheceu a possibilidade de existir “uma lacuna entre a data do óbito e o resultado do teste”, mas ponderou que “todo resultado positivo será computado” e que “essa lacuna não altera as ações necessárias para as ações do poder público contra a Covid-19″. 

BrasilPaís tem recorde de mortes e de casos confirmados em 24 horas

A pasta afirmou, ainda, que a subnotificação de mortes é improvável, já que “todas as mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) são de notificação obrigatória e serão investigadas para Covid-19″. O site UOL compilou números dos boletins do governo federal e repassou ao Observatório Covid-19 BR, que estimou um cenário no qual, em uma perspectiva conservadora, os óbitos pela doença são pelo menos 122% maiores do que o reportado oficialmente até o último dia 15, quando havia 1.736 mortes confirmadas. 

Saúde reconhece parcialmente atraso

Ouvido pelo GLOBO, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, declarou também não conhecer a fundo o levantamento do Observatório Covid-19 BR, mas afirmou que as estimativas do governo apontam números menores, com subnotificação de 17% no número de mortes.PUBLICIDADE

Segundo ele, há hoje no Brasil 2.584 óbitos registrados em cartório sob suspeita de morte por Covid-19, enquanto o número oficial do Ministério da Saúde aponta para 2.347 mortes confirmadas pela doença, segundo boletim divulgado neste sábado.

— Esses dados indicam uma taxa de 17% de subnotificação de óbitos. O que posso dizer é que temos uma diferença de 443 registros que estão nos cartórios e não foram incluídos ainda como casos confirmados, alguns estão sendo investigados. A subnotificação sempre existiu e sempre vai existir em todos países —  afirma Wanderson. —  O que acontece é que há óbitos que não necessariamente entram como suspeita de Covid-19. Às vezes a pessoa entra por uma causa no hospital e pode pegar Covid-19 lá dentro. Então, se não tivermos amostras adequadas nunca fecharemos esse diagnóstico como morte por Covid-19. 

O secretário afirma que a tendência é que a subnotificação de óbitos vá caindo ao longo do tempo:

—  Há óbitos por Covid-19 que vamos descobrir um pouco mais adiante. O óbito vai ficando mais preciso ao longo do tempo, a partir do momento que tivermos testes mais precisos para o diagnóstico.PUBLICIDADE

‘Apagão de dados’

O pesquisador Paulo Inácio Prado, no entanto, sustenta que os cientistas brasileiros, que na sua avaliação se organizaram rapidamente para responder à pandemia, constataram um verdadeiro apagão de informações sobre a Covid-19. O próprio Ministério da Saúde limitou o acesso à base de dados de notificações, de acordo com o professor da USP, o que antes era possível através da solicitação justificada de acadêmicos. 

— Hoje conseguimos esses dados em São Paulo através da secretaria municipal de Saúde, por exemplo. Essa base é de interesse público, há uma massa crítica imensa de pesquisadores capazes de prover informações sobre a pandemia — diz o pesquisador. — É possível garantir isso, o ministério já tinha um termo de cessão de dados muito preciso, com o cadastro do pesquisador e da instituição com justificativa e a concessão de uma chave de acesso. É preciso estabelecer uma política pública de disponibilização desses dados.  

Com isso, seria possível produzir estatísticas sobre a epidemia diariamente, afirma. Mas o atraso nos registros permaneceria como um desafio, sem mencionar a subnotificação dos casos no Brasil.

— Nós temos o atraso, quando o número um dia chegará, e a subnotificação, que significa que as estatísticas não chegarão à base de dados. O Brasil optou oficialmente pela subnotificação no modelo que coloca como compulsória a notificação apenas de casos graves. O ministério agora começou a tentar notificar os casos leves, mas por um caminho que duvido muito que dará certo — avalia Prado. — Isso nos deixa no escuro. Você não sabe mais a extensão de casos leves, que são aqueles que evoluem para os casos graves. Várias políticas públicas ficam sem norte.PUBLICIDADE

Como resultado, o Brasil deixa de acompanhar um número expressivo de vítimas da Covid-19. Prado defende um conjunto amplo de políticas públicas que avancem para além da testagem, a exemplo da Coreia do Sul, que verificou as necessidades de cada paciente para garantir o cumprimento do isolamento, incluindo amparo da assistência social. 

— O Ministério da Saúde deveria, no mínimo, informar para o público quantos casos estão confirmados, quantos óbitos foram notificados e quantos casos e mortes ainda estão em investigação. Depois disso, é preciso esclarecer quantas suspeitas e óbitos já foram testados e quantos ainda não foram? Quantos estão em fila? — questiona. — Além disso, municípios e estados ainda têm adotado critérios diferentes. 

Ainda na nota encaminhada ao GLOBO, O ministério reitera ainda que cerca de 80% das pessoas que tiverem contato com a Covid-19 serão assintomáticas, “portanto, nem saberão que contraíram o vírus, ou ainda terão sintomas leves semelhantes a uma gripe comum”. O ministério esclarece ainda que, seguindo orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), mantém intenção de ampliar a testagem para coronavírus na rede de saúde. 

“O Ministério da Saúde tem previsão de adquirir quase 23 milhões de testes para a população por meio da rede pública de saúde. Estão estabelecidos testes para os casos graves e óbitos (testes biológicos) e para os profissionais da Saúde e segurança (testes sorológicos)”.

O Globo
 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo