Noticia

Nota: PT condena Trump por suspender contribuição financeira à OMS

A grave e estapafúrdia decisão ocorre em meio à maior pandemia enfrentada pela humanidade nos últimos 100 anos, adverte o Partido dos Trabalhadores

O Partidos dos Trabalhadores e suas bancadas no Senado Federal e na  Câmarados Deputados condenam, de forma veemente, a decisão do governo Trump de suspender sua contribuição financeira à Organização Mundial da Saúde.

Em nosso entendimento, tal decisão, irresponsável e injustificada, tem apenas o objetivo político de esconder as insuficiências e os erros da administração Trump no combate ao Covid-19, que transformaram os EUA no país mais afetado pela pandemia.

Agrava muito tal decisão estapafúrdia o fato dela ter sido realizada em meio à maior pandemia enfrentada pela humanidade nos últimos 100 anos.

A OMS, agência especializada das Nações Unidas, fundada e legitimada em acordos internacionais, tem papel essencial no combate concatenado e organizado às pandemias. Sem a sua atuação e suas diretrizes, a luta contra as pandemias torna-se muito mais difícil, especialmente em países em desenvolvimento, que não têm recursos e conhecimentos suficientes para enfrentar com sucesso ameaças graves à saúde pública.

Devemos alertar, nesse sentido, que a única saída da pandemia do Covid-19 terá de ser, necessariamente, uma saída global, que não deixe nenhum país para trás, pois a permanência do vírus em qualquer país, sem o devido combate, poderá provocar novos surtos pandêmicos.

Assim, enfraquecer a OMS, neste momento extremamente delicado, significa não apenas um grande perigo para os países que mais dependem de sua atuação, mas para toda a humanidade, inclusive, é claro, a população dos EUA, que não dispõe de um sistema público de saúde.

Por último, manifestamos nossos mais sinceros agradecimentos à OMS, que, ao contrário de alguns governos, tem recomendado medidas corretas, como a do isolamento horizontal, para combater a pandemia.

Deputada Gleisi Hoffmann, Presidenta do PT

Senador Rogério Carvalho, Líder do PT no Senado Federal

Deputado Enio Verri, Líder do PT na Câmara dos Deputados

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo