Noticia

Erika Kokay solicita reforço no combate ao coronavírus na Papuda

A deputada Erika Kokay (PT-DF) encaminhou ofício ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), solicitando medidas para proteger a população carcerária e agentes do sistema prisional, em meio a pandemia da COVID-19. De acordo com noticiado pelos meios de comunicação, o número de infectados chegou a 40 pessoas, 20 presos e 20 servidores. No documento, a parlamentar expressa profunda preocupação com as gravíssimas consequências de uma rápida disseminação do vírus no Complexo Penitenciário da Papuda.

A parlamentar lembra que a população carcerária tem 30 vezes mais chances que o restante da população de contrair tuberculose, uma das doenças que agravam os quadros de COVID-19. Erika Kokay solicita reforço nas medidas de higiene, tais como, distribuição de sabonetes e alcool em gel  70%, construção de lavanderias, reforço na alimentação, construção de pias, instalação de vasos sanitários e liberação de contato telefônico entre os presos, parentes e advogadas.

O documento pede que o GDF realize testes em massa em todos os presos e servidores, além da construção de hospital provisório e fortalecimento da equipe, uma vez que as estruturas já existentes não suportarão uma eventual contaminação em massa do sistema prisional.  “Chamamos a atenção para a urgência da adoção de medidas ainda mais ostensivas e concretas e em estrita consonância com as garantias da Lei de Execução Penal (LEP), garantindo a dignidade a todas as pessoas que se encontram em privação de liberdade no DF”, conclui o documento.

Ascom

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo