Noticia

CUT DF orienta aos sindicatos para que auxiliem trabalhadores na solicitação da renda emergencial

Diante da enorme quantidade de sites falsos e das tentativas de golpe que podem surgir, a CUT DF orienta as entidades CUTistas para que, em espírito de solidariedade, estimulem suas bases a ajudarem os trabalhadores que tenham direito à renda mínima na solicitação do benefício ou disponibilizem suas estruturas de funcionamento para auxiliar trabalhadores informais no cadastro. A solicitação pode ser feita pelo pelo site ou pelo o aplicativo (Google Play  ou Apple Store ).

Trabalhadores informais (diaristas, entregadores por aplicativos, ubers), microempreendedores individuais (MEI) e contribuintes individuais do INSS, inscritos no Cadastro Único do governo federal até 20 de março têm direito à renda mínima.

Vale lembrar que o site oficial e o aplicativo ─ ambos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal ─ são os únicos canais para que o trabalhador solicite a renda.  Qualquer outro meio é falso e mal intencionado. De acordo com dados do dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital, os golpes durante a pandemia do corovírus já atingem mais de 2 milhões de pessoas.

“Apesar de os canais serem didáticos, trabalhadores que não têm familiaridade com meios eletrônicos podem sentir dificuldades na hora de utilizá-los. Por isso, é importante que os sindicatos estejam à disposição para auxiliar os trabalhadores nesse processo”, destaca o presidente da CUT DF, Rodrigo Rodrigues.

Rodrigues destaca ainda que é fundamental que seja criada uma rede de apoio em que todos se ajudem. “É um momento em que devemos ajudar da maneira que pudermos. Se você tem um amigo, vizinho ou conhecido que esteja com dificuldades para solicitar o benefício, ajude-o. Qualquer ajuda é bem-vinda”, disse.

Entretanto, destaca Rodrigues, essas ações devem seguir as medidas de segurança e as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para prevenção do novo coronavírus, o COVID-19.

Sindicatos em ação

Algumas entidades CUTistas já abraçaram a ideia e estão ajudando o próximo. O Sindsep ─ que representa o funcionalismo público federal no DF ─, por exemplo, disponibilizou sua Van Itinerante para atendimento exclusivo aos trabalhadores que têm direito à renda emergencial, mas sem condições de efetuar o cadastro.

A entidade atenderá nesta quarta-feira (8), das 10h às 16h, em frente à Associação Comunitária da Expansão do Setor O, na Ceilândia. O atendimento contará com uma equipe de funcionários e diretores do Sindsep-DF e respeitará as orientações da OMS.

Outra entidade CUTista abraçou a causa foi o Sindicato dos Professores do DF (Sinpro-DF), que, além de disponibilizar sua sede ao GDF na luta contra o coronavírus, lançou a Campanha “Quem tem fome, tem pressa”. Lançada na última semana, a iniciativa orienta professores(as), orientadores(as) educacionais e direções de escolas que auxiliem pais e mães de estudantes, pessoas próximas, parentes e amigos no preenchimento do formulário necessário para o recebimento do auxílio.

Passo a passo

Na terça (7), a CUT DF publicou um informativo para auxiliar os trabalhadores que têm direito à renda básica emergencial. O material apresenta um passo a passo de como solicitar o benefício e destaca a importância de não fornecer dados a outros sites.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo