BannerNoticia

Criada Rede de Solidariedade para enfrentar o Coronavírus

Em meio à pandemia do novo coronavírus, um grupo de militantes de várias causas sociais e políticas vem buscando fazer a diferença. Essas pessoas criaram a Rede de Solidariedade e estão recolhendo recursos financeiros, alimentos, material de limpeza e higiene para repassar às famílias que sofrem com as consequências do isolamento social recomendado pela OMS.

Segundo Helen Frida, uma das organizadoras do movimento, a ideia é ‘fazer o socorro imediato pois, além de lutar por políticas públicas amplas como a esquerda e a oposição fizeram no Congresso Nacional, elevando de R$ 200 para R$ 600 o benefício da Renda Básica Emergencial, pessoas comprometidas com um Brasil mais justo precisam desenvolver ações imediatas e concretas em favor da sobrevivência das famílias nos segmentos mais excluídos da sociedade.”

Jefferson Oliveira, um dos coordenadores da Rede de Solidariedade, lembra que a pandemia apenas agravou uma situação que já era ruim: “Nosso povo já vem sofrendo com o desemprego, a queda da renda e dos salários, a informalidade, a precarização e o corte das políticas públicas, com uma crescente parcela empurrada a viver nas ruas. A pandemia vem agravar tudo isto”, disse.

Desigualdade de renda

Unidade da Federação com a maior renda per capita, o DF é, também, a mais desigual. Pesquisa feita pelo IBGE mostra que, o Índice de Gini – que mede a diferença de renda em uma escala de 0 a 1, sendo 1 a maior desigualdade per capita – bateu o recorde em 2019, com média de 0,545 para todo o Brasil. O DF ficou acima dessa média com 0,569 no ano passado.
A proposta do grupo é, nas próximas semanas, atender o maior número possível de famílias em várias cidades do DF, enquanto durar o estado de calamidade pública.

Como ajudar

As contribuições para a Rede de Solidariedade podem ser feitas através da seguinte conta do Banco do Brasil:
Agência: 3599-8
Conta corrente: 40.777-1
CEA – Centro de Estudos e Assessoria


Alimentos e materiais de limpeza e higiene podem ser entregues nos seguintes endereços:

Estrutural – Quadra 4 conjunto 15 lote 5 setor Leste Estrutural DF
(Em frente ao laboratório SABIN)

Cruzeiro Velho – Círculo Operário do Cruzeiro- SRES – Área Especial, lote 9, Cruzeiro Velho (ao lado da administração)
Contatos: Ana 99347-0586 / Marcelo 99215-3577

Taguatinga – QNM 36 Conjunto T Casa 44 – M norte
(Próximo ao Coser Bernardo Sayão)
Contato: Pedro de Oliveira Lacerda 99848-5381

Guará 2 – QE 13, Conjunto 13.
Contato: Expedito Veloso 99272 – 9011

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo