Noticia

Nota do Setorial de Ciência e Tecnologia do PT DF: A FAPDF deve se engajar mais na luta contra o Covid 19

O novo coronavírus (SARS-CoV-2) causa doença respiratória aguda denominada covid-19. O referido vírus possui forte e amplo poder de contágio e de letalidade da população. Até 5 de abril, já são mais 1 milhão e 273 mil pessoas infectadas no mundo, mais de 69 mil mortes, em 183 países. No Brasil já são 11.130 pessoas com contágio e 486 mortes, até aquela data.

É preocupante o fato de o Distrito Federal ser a unidade da federação com maior taxa de incidência da covid-19 no Brasil, proporcionalmente ao seu número de habitantes. Além disso, tanto no Brasil como no Distrito Federal existe a previsão de aceleração dos casos.

Por ser um novo vírus, não há vacina e nem remédios específicos, para o tratamento da covid-19, cuja eficácia já tenha sido testada. Em razão disso, inúmeros países estão apoiando o trabalho de cientistas em pesquisas não só para desenvolvimento de vacinas, mas também de remédios, de profilaxias, que possam evitar, curar ou minorar os sintomas da doença.

Todavia, diante desse cenário, nos causa estranheza que a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) não ter publicado qualquer Edital com o objetivo de apoiar pesquisas e trabalhos para combater a covid-19, a não ser um convênio com a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), destinado a aumentar a capacidade de diagnóstico do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN-DF). O referido convênio é importante, mas a sociedade necessita de outras iniciativas.

Recursos existem, a FAPDF tem executado apenas parcialmente o orçamento a ela destinado. O Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF é qualificado. O Distrito Federal ocupa o topo do ranking do Brasil em número de doutores proporcionalmente à população.

Outras unidades da federação estão buscando as Universidades, Centros de Pesquisas, laboratórios, empresas e toda a sociedade civil para contribuir para o combate a COVID-19 e, até o momento não houve nenhum movimento claro, efetivo, por parte da FAPDF, principal órgão fomentador deste tipo de iniciativa no Distrito Federal.

Em face do exposto e do quadro de emergência de saúde solicitamos que a FAPDF tome providencias URGENTES para criar linhas de ação na área de pesquisa, ciência e tecnologia com objetivo de combater a COVID-19, como por exemplo, entre outros: que seja publicado Edital de chamamento público de projetos de pesquisas, de tecnologias ou inovações para se combater a COVID-19 nas áreas de “Prevenção”, “Mapeamento de risco”, “Monitoramento e Acompanhamento de Pacientes”, “Cuidados Intensivos” e “Desenvolvimento de robôs para auxiliar nas atividades hospitalares”.

Reforçamos a URGÊNCIA na adoção de medidas claras e objetivas para incluir toda a sociedade do Distrito Federal nesse processo de combate a COVID-19. Parte relevante do orçamento da FAPDF que é efetivamente utilizado é destinada a participação e realização de eventos. Não somos contra a essa destinação, mas a proporção utilizada para essa finalidade. Defendemos a utilização de mais recursos para apoiar projetos de pesquisas, de tecnologias ou inovações. A realidade atual reforça inequivocamente essa necessidade.

As circunstancias exigem que a FAPDF tenha atuação adequada à atual emergência de saúde. Aquela Fundação deve demonstrar a sua importância e grandeza adotando medidas urgentes no sentido promover no DF pesquisas, desenvolvimento de tecnologias e inovações para apoiar pesquisas de combate a covid-19.

Atenciosamente,

Brasília, 06 de abril de 2020

Setorial de Ciência e Tecnologia do Partido dos Trabalhadores do Distrito Federal

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo