BannerNoticia

PT reage no DF e no Brasil às ilegalidades da turma da Lava Jato em Curitiba

O episódio do descumprimento da ordem judicial para libertação do ex-presidente Lula no domingo (8) tirou de vez a máscara da turma da republiqueta de Curitiba e jogou lenha na fogueira do movimento Lula Livre pelo Brasil e mundo afora.

A notícia de que o desembargador Rogério Favreto havia acatado habeas corpus apresentado por deputados do PT encheu de alegria os que lutam contra a injustiça sofrida pelo ex-presidente e em defesa da democracia no país.

E foram também enormes a frustração e a revolta causadas pela interferência criminosa do pessoal da Lava Jato, sob a liderança de Sérgio Moro, para impedir o cumprimento da decisão judicial.

Foto: Mídia Ninja

A reação do PT-DF ao bloqueio da justiça foi imediata. Atendendo convocação da presidenta do partido, deputada Erika Kokay, os militantes e ativistas dos movimentos sociais se reuniram nas proximidades do Conic (região central de Brasília) e dali se dirigiram para a Praça dos Três Poderes, em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), para denunciar o atropelo da justiça por seus próprios operadores e exigir a libertação imediata do ex-presidente Lula.

Nesta segunda-feira (9), a militância partidária realizou manifestação na rodoviária do Plano Piloto e convocou a população para novo protesto em frente ao STF, no final da tarde, e para a vigília permanente em defesa da liberdade de Lula, naquele local. A presidenta do PT-DF, Erika Kokay, avisou que será intensificada a mobilização para os atos que acontecem ali toda quarta-feira, a partir das 18h.

Também na segunda-feira, em São Paulo, militantes do PT se dirigiram para a sede do partido e permaneceram aglomerados na rua Silvério Martins enquanto acontecia reunião de Comissão Executiva Nacional e do Conselho Político da qual saíram as diretrizes para a luta pela liberdade do ex-presidente. O calendário de mobilização vai até 15 de agosto, data em que será registrada a candidatura de Lula à Presidência da República.

No próximo dia 13 de julho, acontece em todo o Brasil o Dia Nacional de Lutas pelo Brasil, pelo Povo Brasileiro, por Lula Livre Inocente e Presidente que será acompanhado do lançamento pelo PT de 13 pontos emergenciais para que país saia da crise.

Os 100 dias de prisão do ex-presidente Lula serão lembrados em um grande protesto em Curitiba, no dia 18 de julho, data que celebra os 100 anos de nascimento de Nelson Mandela, líder sul-africano da luta contra o apartheid. Em Brasília, o protesto será em frente ao STF.

A presidenta Nacional do PT, Gleisi Hoffmann, diz que a ação dos golpistas na batalha jurídica de domingo foi o estopim para nova onda de mobilizações populares: “Vamos reforçar o abaixo-assinado de Lula Livre, reforçar as mobilizações por todas as cidades, vamos ler a Carta de Lula que denuncia a falta de isenção de parte do Judiciário em todas as assembleias legislativas e câmaras municipais do país e vamos fazer representação no CNJ preparada pelos movimentos sociais. Juristas e parlamentares farão a representação contra Moro e os desembargadores do TRF. Também entraremos com representação na corregedoria da Polícia Federal por não cumprimento de determinação da Justiça”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo