Sem categoria

Prazo para inscrições do Enem termina nesta sexta

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)  podem ser feitas até as 23h59 desta sexta-feira (05). Além disso, o prazo para quem precisa fazer alguma alteração nos dados também se encerra nesta sexta. De acordo com o Ministério da Educação, o número de inscritos chegou a 6,7 milhões de estudantes na manhã desta sexta-feira (5).

Para fazer a inscrição online é preciso informar um número de telefone fixo ou celular e ter um cadastro de email. O valor é de R$ 63.  O pagamento da taxa deve ser efetuado até o dia 10 de junho.

Estão isentos da taxa de inscrição aqueles que concluíram o ensino médio em 2015 matriculados em escolas da rede pública e as pessoas que se declararem carentes. As provas serão nos dias 24 e 25 de outubro em mais de 1,7 mil cidades.

O Enem avalia os alunos do ensino médio ou que já o concluíram em anos anteriores. Não importa a idade, nem o ano do término do curso. A nota do Exame é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em 115 instituições públicas, e do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Além disso, o Enem é um requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), e também permite estudantes a participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

Os estudantes que não terminarão o ensino médio este ano podem fazer o Enem apenas como treino, pois o resultado não poderá ser usado para participar de programas de acesso ao ensino superior.

Por Michelle Chiappa, da Agência PT de Notícias

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo