Noticia

SUS e Fiocruz distribuem 30 mil testes para Coronavírus

Sem sistema público de saúde, hospitais nos Estados Unidos têm cobrado até R$ 8 mil pelo teste da doença

O Sistema Único de Saúde (SUS) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vão distribuir nas próximas duas semanas cerca de 10 mil testes gratuitos em 14 estados do país para diagnóstico do coronavírus. A ideia é que, no total, 30 mil testes sejam distribuídos durante a epidemia para acelerar o tratamento de doentes, especialmente os mais vulneráveis.

Os primeiros estados a receber os testes são Amazonas, Pará, Roraima, Bahia, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “Esses estados serão os primeiros a realizar os testes. Todos os estados serão capacitados nas próximas duas semanas e dentro de 20 dias teremos todos os laboratórios centrais do Brasil realizando o teste específico para coronavírus”, disse o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Wanderson de Oliveira, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (12).‌‌‌

“Nós vamos trabalhar nessas duas semanas, ao mesmo tempo na produção dos kits e também no treinamento de todos os laboratórios. Estamos trabalhando juntos com foco no diagnóstico”, contou a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, que também participou da coletiva.

Atualmente, a recomendação é que todos os pacientes que procuram a rede pública de saúde com sintomas da doença e que tenham histórico de viagem internacional sejam submetidos a exames. Contudo, Wanderson Oliveira afirmou que a ideia é que os testes deixem de ser aplicados em locais com mais de cem casos confirmados.‌

Com isso, seriam testados apenas os casos de pacientes internados com problemas respiratórios graves, como pneumonia. Para os demais, valeria o diagnóstico clínico, como avaliação médica. A informação é da Folha de S.Paulo.

De acordo com o Ministério da Saúde, o país tem 77 casos confirmados e 1.422 suspeitos de coronavírus. Contudo, o Hospital Albert Einstein, de São Paulo, anunciou na noite desta quinta a confirmação de 60 novos casos de Covid-19, totalizando 98 apenas na unidade. Esse números não foram contabilizados no levantamento do Ministério da Saúde. Até então, não foi registrado nenhum óbito em decorrência da doença.

Fonte: Revista Forum

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo