Noticia

MEC retira exigência de que livros didáticos sigam ‘princípios democráticos’

Ministério da Educação modificou trecho de edital para compra de livros

Enquanto o ministro da Educação, Abraham Weintraub, fala em “limpar” o conteúdo de livros didáticos, uma diferença entre o edital do MEC do governo Bolsonaro e os anteriores dá frio na espinha.

No edital anterior, publicado em 2017 pela gestão de Michel Temer, ao se descreverem os critérios eliminatórios para compra de livros didáticos, falava-se na “observância de princípios éticos e democráticos”. No de Bolsonaro, fala-se apenas em “observância aos princípios éticos”. A menção à democracia, ao menos nessa seção, sumiu.

Entretanto, o edital publicado pelo MEC de Weintraub cita a palavra “democracia” ou suas variações quatro vezes — o que também acontecia nos outros.

Estimulam, por exemplo, que os livros abordem a importância do protagonismo dos estudantes em ações “para construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva”, adotem princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários” e tratem a mediação de conflitos pela “necessidade do convívio democrático dentro e fora da escola”.

Fonte: Época – coluna do Guilherme Amado de 6/3

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo