ArtigosBannerSem categoria

O não-cumprimento de recomendações científicas na pandemia aumenta as mortes por Covid

Na pandemia da covid-19 muitas pessoas colocam a sua vida em risco e também a de familiares, amigos, entre outros. São pessoas que não observam as recomendações da ciência para a prevenção: usar máscara, higienizar-se com água e sabão ou álcool em gel 70% e praticar o distanciamento social.

Além disso, provocam aglomerações participando de atos contra as restrições de governos estaduais e municipais. Tais restrições, com base na ciência, objetivam reduzir a transmissão do vírus, diminuir a procura por leitos de hospital, para poder atender a quem precisa, reduzir a mortalidade, etc.

As recomendações da ciência se fundamentam em pesquisas objetivas, em avaliação de ocorrências de surtos, epidemias e pandemias anteriores, da mesma natureza, e também na que está em curso. Após passar pelo processo de validação, as recomendações cientificas são adotadas pelas entidades nacionais e internacionais da área de saúde, incluindo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Há pessoas que não observaram as recomendações da Ciência, contraíram a covid-19, foram internados, perceberam a gravidade e se arrependeram de não ter observado as orientações científicas, mas pode ser tarde. Muitas mortes podem ser evitadas com as recomendações científicas.

Pessoas que não adotaram recomendações da Ciência morreram, como parlamentares da esfera federal e estadual, artistas e inúmeras pessoas da população em geral.

É fundamental cumprir as recomendações da Ciência. A Ciência salva vidas.

Setorial de Ciência e Tecnologia do PT DF

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo