Noticia

Lula acerta colaboração com Piketty: “desigualdade é um problema político”

Ex-presidente se encontrou com o economista, autor do ‘O Capital no século XXI’, que coordena um laboratório de estudos sobre a desigualdade no mundo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou, nesta terça-feira (3), com o economista Thomas Piketty na Escola de Economia de Paris. Piketty é autor de “O Capital no século XXI” e tem coordenado um laboratório de estudos sobre a desigualdade no mundo.

Para Lula, a desigualdade é um tema urgente. “Um tema urgente e com o qual pude contribuir hoje a partir da experiência brasileira no combate à miséria. Nós temos que expor a desigualdade como um problema político, uma questão de dignidade humana. Não haverá diminuição da desigualdade se a gente não mexer no coração da riqueza. Combinamos que esse será o primeiro encontro de uma longa colaboração para aprofundar esse debate no Brasil e no mundo”.

Agenda europeia

Lula iniciou seus compromissos na França no domingo (1), reunindo-se com políticos como deputado francês Eric Coquerel e o líder do grupo França Insubmissa, Jean-Luc Mélenchon, que visitou Lula em Curitiba quando o ex-presidente estava preso na sede da Polícia Federal.

A agenda do ex-presidente seguirá por outros países europeus. Em visita a Genebra, no dia 6, por exemplo, Lula se encontrará com representantes do Conselho Mundial das Igrejas (CMI), que congrega mais de 340 igrejas em mais de 120 países. Na pauta, o ex-presidente deve abordar a desigualdade social, tema central do encontro com o Papa Francisco no Vaticano. Ainda na Suíça, o ex-presidente participa de encontro com representantes de sindicatos globais.

Já em Berlim, na Alemanha, o petista se reunirá com lideranças políticas e com representantes do movimento sindical alemão. No dia 9, participa de encontro em defesa da democracia no Brasil. Será um ato público em que encontrará representantes dos comitês internacionais Lula Livre.

Por PT na Câmara

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo