BannerNoticia

Centrais Sindicais convocam atos em todo o Brasil neste mês de março

São Paulo, 27 de fevereiro de 2020

As Centrais Sindicais decidiram, em assembléia extraordinária realizada nesta quinta (27), em São Paulo, pela convocação de atos em todo o Brasil neste mês de março. A decisão das Centrais se junta à de outros movimentos sociais e vários partidos, que já anunciaram apoio e engajamento aos protestos nacionais marcados para acontecer este mês. Entre eles, o 8M, Dia Internacional das mulheres, o 14 de março, atos em memória da luta da vereadora Marielle Franco e 18 de março, atos em defesa dos serviços públicos, empregos, direitos e democracia.

Leia a nota na íntegra:

MEMÓRIA DA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DAS CENTRAIS SINDICAIS

As Centrais Sindicais reunidas no dia 27/02/2020 em São Paulo reafirmam a posição intransigente de defesa das liberdades democráticas e conclamam a unidade de todas as forças sociais na defesa das instituições e do Estado Democrático de Direito.

Avaliam que o momento político é delicado, pois a convocatória para uma manifestação contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal se soma a outros episódios de ataque à nossa democracia por parte do Presidente da República e seu grupo político e, conjuntamente com o conflito ocorrido em Sobral-CE em que foi alvejado o Senador licenciado Cid Gomes, colocam em risco à estabilidade social.

Indicam a necessidade de melhor compreensão do atual momento, bem como das estratégias que estão em curso na relação com o Congresso Nacional onde está em debate um conjunto de reformas que buscam a redução dos direitos da classe trabalhadora e o desmonte do Estado brasileiro.

Assim sendo, reafirmam à importância das mobilizações que já estão sendo organizadas por diversas categorias de trabalhadores e setores da sociedade e convocam cada Central Sindical a potencializar esses movimentos em todo o país por meio de suas bases sindicais e dos movimentos sociais.

Como calendário, indicam como mobilizações a serem fortalecidas e organizadas:

03/03/2020 – reunião dos partidos e organizações da sociedade civil em defesa do Estado Democrático de Direito e das instituições republicanas que ocorrerá no Congresso Nacional as 10hs.

08/03/2020 – atos em defesa dos direitos das mulheres (Dia internacional da mulher)

14/03/2020 – atos em memória da luta da vereadora Marielle Franco

18/03/2020 – ato em defesa dos serviços públicos, empregos, direitos e democracia.

01/05/2020 – 1º. De Maio Unificado das Centrais.

Por fim, deliberam pela urgência na comunicação para informar a população sobre o atual momento político vivido no país, indicando a necessidade de amplificar as mobilizações para as periferias das grandes cidades e o interior do país.

Encaminhamentos:

  • Preparar ida a reunião no Congresso Nacional (dia 03/03/2020);
  • Divulgar o calendário de mobilização e organizar a participação das lideranças sindicais em todos os atos;
  • Realizar propostas de material de comunicação (proposta inicial a ser apresentada pelo Conlutas e aprovada pelas Centrais);
  • Contatar movimentos sociais para amplificar as mobilizações.
    Presentes: CUT, Força Sindical, UGT, CTB, Nova Central, Nova Central, CSB, CGTB, CONLUTAS e Intersindical

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo